Projeto de divulgação científica da USP realiza sua primeira sessão de cinema após a pandemia

“Cine Observatório”, projeto da USP de São Carlos, fomenta a divulgação científica por meio da exibição de filmes que promovem discussão e reflexão sobre temas científicos

Estrelas Além do Tempo, filme de 2016, está em cartaz durante o mês de maio no Cine Observatório. Imagem: Divulgação/Centro de Divulgação Científica e Cultural

No domingo, 7 de maio, o Cine Observatório, promovido pelo Observatório Dietrich Schiel, do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP de São Carlos, inaugurou sua primeira sessão após a pandemia. O filme Estrelas Além do Tempo será exibido durante os três primeiros domingos de maio, a partir das 17h30. 

Após a mostra, acontece um rápido debate sobre o longa-metragem conduzido pelos organizadores da atividade, que esclarece a validade científica das informações veiculadas pela obra. De maneira didática, a discussão também aborda questões multidisciplinares utilizando a temática do filme como pano de fundo. 

Introduzido em 2011, o Cine Observatório é um programa de exibição de filmes com temas vinculados à astronomia, realizado em um auditório do Observatório Dietrich Schiel. O projeto é uma das diversas iniciativas do CDCC para fomentar a divulgação científica e cultural. Devido ao apoio do Programa Unificado de Bolsas (PUB) da USP, os monitores responsáveis pelas atividades didáticas são alunos de graduação que estão inscritos no Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE), da Superintendência de Assistência Social (SAS). 

As exibições do cinema foram interrompidas em 2017, com previsão de serem retomadas em 2020. Durante esse período, houve uma reestruturação do programa, compra de novos equipamentos de projeção e ações de alfabetização científica por meio de filmes na página do Facebook do projeto. 

Em função da pandemia de covid-19, as atividades continuaram suspensas por mais três anos. De acordo com André Luiz da Silva, astrônomo do Observatório Dietrich Schiel, a equipe retomou o projeto quando já não havia tantas restrições ocasionadas pelo vírus, como o uso obrigatório de máscaras e distanciamento social. “Embora estivéssemos em condições de retornar há vários meses, foi só no dia 7 de maio que o programa retomou suas sessões. Na última Semana Marciana — ciclo de atividades oferecidas pelo Observatório quando Marte entra no seu período de melhor visibilidade, fenômeno que se repete aproximadamente a cada dois anos e cinquenta dias — passamos o filme Perdido em Marte, mas o retorno, de fato, se deu só agora”, explicou o astrônomo. 

Atualmente, o número máximo de pessoas por exibição (40) é dado pela quantidade de assentos disponíveis no auditório. A depender do número de interessados, senhas podem ser distribuídas para participar da sessão, que serão entregues por ordem de chegada.

Em junho, julho e agosto estarão em cartaz os filmes Interestelar (2014), Gravidade (2013) e 2001 – Uma Odisseia no Espaço (1968), respectivamente.

Ciência e educação

Vista frontal do prédio do Observatório Dietrich Schiel. Foto: Mariana Maia Veronesi/Observatório Dietrich Schiel/CDCC/USP

Em abril de 1986, o Observatório Dietrich Schiel foi fundado como parte dos esforços para a observação da passagem do Cometa Halley, que visita as proximidades da Terra a cada 76 anos. Sua criação deveu-se a iniciativa do antigo Instituto de Física e Química de São Carlos, durante as gestões dos professores Milton Ferreira e Roberto Leal Lobo e Silva, e da antiga Coordenadoria de Divulgação Científica e Cultural, então coordenada pelo professor Dietrich Schiel.

Após a passagem do cometa, o Observatório estabeleceu atividades de observação do céu voltadas à comunidade interna e externa à USP, nas quais as principais constelações e astros noturnos podem ser observados a olho nu e através de telescópios. 

Com o objetivo de divulgar a astronomia para o público geral, o espaço implementou outras iniciativas ao longo do tempo. A “Sessão Astronomia”, por exemplo, é um programa de palestras criado em 1992, que tem por objetivo levar informações científicas atualizadas ao público com uma linguagem acessível. Atualmente, além do “Cine Observatório”, o local também oferece às escolas e universidades visitas monitoradas com agendamento prévio e promove os “Domingos Solares”, projeto no qual é possível observar o Sol de forma segura, por meio de equipamentos especiais. 

Para André, a função do Observatório é promover a divulgação científica isenta e com qualidade, dado que muitos canais de divulgação veiculam informações sensacionalistas e, até mesmo, incorretas. “Há aqueles [canais] que têm como prioridade o engajamento e a audiência, mais do que a fidelidade à informação. Entendo que o nosso papel enquanto órgão de uma Universidade da magnitude da USP é o de priorizar a divulgação científica de qualidade, sem exageros, sem apelação”, concluiu. 

O Observatório Dietrich Schiel está localizado na Avenida Trabalhador São Carlense, 400 (Campus Área 1), em São Carlos, SP. Todas as atividades são abertas ao público e gratuitas, com acompanhamento e explicações por membros da equipe do Observatório. 

Para saber mais sobre o Cine Observatório e as demais atividades oferecidas pelo Observatório Dietrich Schiel, acesse o site, o Instagram e o Facebook do local.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*