Parques nacionais foram afetados pela pandemia

Falta de fiscalização prejudica unidades de preservação ambiental

Descrição: Parque Nacional do Iguaçu Créditos: Adrielly Marcelino (Arquivo Pessoal)

Os Parques Nacionais são uma das Unidades de Conservação mais importantes para a biodiversidade do Brasil. Além de sua relevância na preservação ambiental, essas unidades também oferecem diversos serviços, desde a proteção da água que vai para os rios e represas, ao turismo que garante a renda de populações locais.

Os impactos da pandemia nessas unidades ambientais foi o foco da pesquisa Os parques nacionais no contexto da Covid-19, Trabalho de Conclusão de Curso de Gestão Ambiental, de Louise Gunter Queiroz, com orientação da professora Teresa Magro, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP).

Como metodologia de pesquisa, foi aplicado no segundo semestre de 2020 um questionário online aos analistas, gestores e gestoras dos parques nacionais. Dos 74, 44 responderam ao questionário, percentual que corresponde a 60% das unidades.

Descrição: Parque Nacional do Iguaçu
Créditos: Adrielly Marcelino (Arquivo Pessoal)

Segundo Louise “nem todas as atividades executadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) puderam ser adaptadas adequadamente para o contexto remoto”.

A gestora ambiental afirma que a presença de caçadores, práticas de garimpo e outras atividades que se encaixam como infração, aumentaram devido à falta de fiscalização. Ela destaca também que muitas unidades reduziram a vigilância, resultando em um cenário propício para o aumento dessas infrações.

Uma das trágicas consequências foram os incêndios na região do Pantanal que se estenderam pelos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, considerado o maior em 14 anos na região.

Segundo o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), aproximadamente 2 milhões de hectares tornaram-se cinzas, destruição nove vezes maior do que todo o desmatamento dos últimos dois anos.

No Brasil, os parques nacionais também são importantes por abrigarem comunidades locais, como a de indígenas, quilombolas e ribeirinhos.

No Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu, por exemplo, diversos povos indígenas da etnia Guarani Mbya dependem exclusivamente da venda de produtos de artesanato dentro do Parque Nacional para geração de renda.

A pesquisadora afirma que o impacto nas economias locais também foi severo, uma vez que com a Unidade de Conservação fechada, há perda de receita do comércio turístico regional.

Por fim, Louise cita a interrupção das pesquisas científicas desenvolvidas nos Parques Nacionais  como um dos males ocasionados pela pandemia. As áreas de Unidades de Conservação abrigam um potencial de pesquisa imensurável na área de ciências ambientais, história e biologia. Todavia, ainda não há dados exatos sobre quantos projetos foram interrompidos durante o período de pandemia.