Primeira Escola Brasileira de Combinatória acontece em setembro

Com apoio da USP, evento conta com palestras e minicursos sobre a área matemática da combinatória

A Combinatória é um dos principais ramos da matemática. [Imagem: Pìxabay]

Acontece, de 11 a 15 de setembro, a primeira edição da Escola Brasileira de Combinatória (EBC), na cidade de São Sebastião – SP. Durante os cinco dias de programação, serão ministradas nove palestras e dois minicursos sobre diferentes temas dentro da área da combinatória. Segundo Guilherme Mota, professor do Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME) e chefe do comitê organizador do evento, houve um cuidado em fazer uma seleção diversificada em relação a gênero, distribuição geográfica e tópicos ao escolher os palestrantes.

O evento é uma realização do IME em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e conta com apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat), que está oferecendo auxílio financeiro em forma de diárias para estudantes. Entre os palestrantes estão profissionais que lecionam em países como Chile, Austrália, Estados Unidos, Alemanha, Croácia, Espanha, República Tcheca e Israel, indo desde jovens pesquisadores promissores a grandes nomes da área.

“Queríamos organizar um evento regular que fosse referência para os pesquisadores da área, oferecendo atividades para pesquisadores e estudantes”, conta Guilherme. Assim, a EBC conta com atividades que proporcionarão aos pesquisadores trabalharem juntos em problemas de pesquisa e aos estudantes, complementa o professor, ficarem “imersos em um ambiente de pesquisa por cinco dias seguidos. Os pesquisadores trabalharão em pequenos grupos em problemas em aberto previamente selecionados, de modo que novas colaborações devem ser estabelecidas.”

A Combinatória é o campo da matemática que estuda problemas de contagem e desenvolve métodos para melhor desenvolvimento nesses processos. Para Guilherme, um dos objetivos da EBC é atrair mais estudantes para a área. Ele conta que apenas com a divulgação do evento já houveram impactos, com cada vez mais alunos procurando docentes para realizar pesquisa sobre o tema. “Nossa área precisa de um evento como esse, que junte os pesquisadores brasileiros e alguns colaboradores estrangeiros, que ofereça cursos de alto nível para nossos estudantes”, explica. E continua: “Outro objetivo é servir como evento referência na área, acontecendo em diversos estados do país, de modo a ser um encontro regular em que os pesquisadores da área no país troquem ideias, reforcem suas redes de colaboração ou criem novas colaborações.”

As inscrições já estão abertas.