Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP une ensino, pesquisa e extensão em ampla frente de atuação no Hospital Universitário

Em três áreas, faculdade trabalha complementando a formação de alunos e profissionais enquanto oferece serviço à comunidade

Fachada do Hospital Universitário da USP, localizado na Cidade Universitária, Butantã. [Foto: Marcos Santos/USP Imagens]

O Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (HU-USP) é frequentado por dezenas de pacientes e funcionários todos os dias, entre docentes, alunos e também o público em geral. No entanto, nem todos sabem que esse espaço não funciona apenas pelas mãos dos médicos, mas também de farmacêuticos, que têm uma ampla frente de atuação e assistência aos processos internos do hospital, desde a coleta de exames até o acompanhamento do paciente pós internação.

Hoje, a Faculdade de Farmácia da USP atua em três espaços no Hospital Universitário: a Clínica Médica, no 5º andar; o Laboratório de Microbiologia, no 2º; e a Farmácia, no 1º. As atividades realizadas em cada um dos espaços ressoam os lemas da universidade, que pregam ensino, pesquisa e extensão, realizados de maneira interdisciplinar e integrada.

Ensino

No Hospital Universitário, os estudantes da graduação em Farmácia cursam a disciplina Prática Farmacêutica Integrativa I, oferecida no 3º semestre. As aulas são ministradas pela professora Valentina Portas com o suporte de monitores, que são profissionais já graduados realizando a residência farmacêutica. Ao longo da disciplina, as atividades são alternadas entre materiais teóricos e visitas práticas à Clínica Médica, setor de internação de pacientes sem necessidade de cirurgia.

A aluna Letícia Almeida conta que a disciplina é essencial na introdução à farmácia Clínica, uma possível área de especialização profissional. “É uma oportunidade de vermos na prática como funcionam as prescrições, o ambiente hospitalar e a administração de medicamentos. O contato com os pacientes é muito interessante. É diferente estudar as vias de administrações [de medicamentos] intravenosas e endovenosas só nos livros, por exemplo, e ir até o HU para observar o procedimento.”

“Nesta disciplina, os alunos são distribuídos em grupos e fazem visitas semanais, às quintas-feiras,  a um dos andares do hospital, para conhecerem as diferentes especialidades e funções do farmacêutico clínico em cada uma delas”, explica a residente em farmácia Mariana Paschoal, monitora do grupo de Letícia. “Me apaixonei pela área clínica da profissão porque gosto de estar próxima ao paciente, ouvir sua história e tornar sua recuperação a mais breve possível”.

Pesquisa

Já no 2º andar do Hospital está o Laboratório de Microbiologia, onde são realizados exames de biópsias, como as análises sanguíneas, e de excretas, como fezes e urina. O material é coletado no ambulatório do Hospital Universitário e encaminhado para o laboratório, onde será analisado por uma equipe multidisciplinar de farmacêuticos, bioquímicos, estagiários e residentes da FCF-USP. Além de prestar um serviço gratuito e essencial ao funcionamento de qualquer hospital, o laboratório também auxilia na formação de futuros profissionais da área de farmácia bioquímica.

O Laboratório tem funcionamento de 24 horas e possui certificações ISO 9001 e PALC (Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos), ambos atestando o controle de qualidade dos exames e procedimentos. Em razão do contato direto com amostras e dos equipamentos de análise à disposição, é no o 2º andar do Hospital que surgem possibilidades de novos estudos ou linhas de pesquisa, podendo evoluir para teses de doutorado.

A professora Valentina ressalta a importância de ter-se um laboratório de nível dentro de um hospital que atende ao Sistema Único de Saúde: “Temos muito orgulho em ter um laboratório de qualidade, equiparado a outros de renome em São Paulo, que opera gratuitamente e ainda contribui com nossos objetivos de ensino, pesquisa e extensão na FCF-USP”.

Extensão

As áreas que hoje ocupam os 2º e 5º andares do Hospital Universitário da USP nasceram a partir de uma iniciativa de extensão: a Farmácia do Hospital, criada na década de 1980 pelo corpo docente da FCF, com a intenção de iniciar alunos na prática clínica. Valentina conta que muitos alunos de graduação da época realizaram lá seus primeiros estágios, se tornaram funcionários e atuam na Farmácia até hoje. “Os alunos da FCF sempre tiveram essa ligação com o Hospital. Desde que a frente de atuação da Faculdade se instalou aqui, ela só vem crescendo e nunca mais parou”, relata a professora.

A Farmácia ocupa até hoje o 1º andar do HU, onde estão concentradas as funções operacionais do Hospital, auxiliando o contato entre pacientes e suas medicações. Ali, a equipe farmacêutica recebe os medicamentos direto dos fornecedores; seu papel é armazenar, dosar e distribuir os fármacos conforme a prescrição médica. Também é papel dos profissionais orientar a aplicação de cada substância, seja dentro do Hospital, por meio da equipe médica, ou após a alta, instruindo o paciente sobre a continuidade do tratamento.

Olhando para o futuro, a professora destaca que ainda há muito espaço para expansão das atividades de ensino, pesquisa e extensão, que trarão ganhos a todos. “Nossa intenção é aumentar ainda mais a frente de atuação, trazendo mais programas de Iniciação Científica e Bolsas PUB (Programa Unificado de Bolsas da USP). No momento, nossa intenção é criar aqui um programa de internato farmacêutico, trazendo os profissionais para mais perto da área de Farmácia Clínica”, afirma Valentina.