Arcabouço Fiscal e suas múltiplas faces

Evento realizado na FEA-USP discute principais pontos da nova política fiscal

Centro Acadêmico Visconde de Cairu (CAVC) organizou debate sobre Arcabouço Fiscal no dia 26 de maio [Imagem: Reprodução / Acervo FEA-USP]

Arcabouço Fiscal. Duas palavras que representam um Projeto de Lei Complementar (PPL 93/2023) aprovado pela Câmara dos Deputados, no dia 23 de maio, e que está envolto em várias discussões. Defendido por tantos e criticado por muitos, o projeto foi tema de debate na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da USP (FEA) durante o evento Novo Arcabouço Fiscal: Contextualização, Impactos e Possibilidades da nova Política.

Organizado pelo Centro Acadêmico Visconde de Cairu (CAVC), a discussão contou com a participação de Guilherme Mello, atual Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda do Brasil, Pedro Forquesato, economista especialista em setor público e Clara Brenck, pesquisadora do MADE-USP. Os convidados tiveram como proposta esclarecer as dúvidas referentes à nova política fiscal para o público da faculdade.

O que é o Arcabouço Fiscal?

O Regime Fiscal Sustentável, conhecido como Novo Arcabouço Fiscal, consiste em novas regras fiscais e orçamentárias que substituem o antigo regime de Teto de Gastos, criado durante o Governo Michel Temer.

A principal diferença do Arcabouço Fiscal em relação ao plano anterior é que ele permite gastos do governo que atendam ao chamado resultado primário, balanço entre o que se arrecada e o que se utiliza. Assim, o Estado poderá investir em gastos públicos sem gastar mais do recebe, não prejudicando a dívida pública.

Outra mudança ocorre na flexibilidade dos regimes fiscais. Enquanto o teto de gastos estipulava que a despesa pública não poderia aumentar além da correção pela inflação, o Arcabouço Fiscal associa seu crescimento ao da receita. Desta forma, o aumento dos gastos públicos fica limitado a 70% do crescimento da arrecadação do governo acrescido da inflação. Os outros 30% são destinados à contenção da dívida pública.

Para mais informações sobre o Arcabouço Fiscal, acesse o site da Câmara de Deputados.

O que o mercado pensa sobre o novo regime fiscal?

A nova proposta foi amplamente aceita pelos economistas. O professor Pedro Forquesato explica que essas reações positivas se devem ao fato dela possibilitar o aumento dos investimentos públicos, sobretudo nas áreas sociais, e uma manutenção da dívida pública.

Pedro Forquesato é líder do Laboratório de Economia do Setor Público (LabPub), grupo de pesquisa que estuda a intervenção governamental na economia [Imagem: Reprodução / Arquivo FEA-USP]

“É essencial a manutenção da saúde fiscal do governo para favorecer a redução na taxa de juros da dívida de longo prazo e assim diminuir o custo de financiamento do governo. O novo arcabouço fiscal faz isso sem limitar os gastos, o que é positivo”, afirma o docente.

Forquesato também defende que a redução dos juros seja outra política adotada pelo governo para melhorar a sua saúde fiscal. Atualmente, a taxa de juros brasileira está em 13.75% ao ano, uma das maiores do planeta, o que aumenta o custo de financiamento da dívida, como aponta o professor.

O que os movimentos sociais pensam da proposta?

Apesar de ter sido amplamente aceito pelo mercado financeiro, o Novo Arcabouço Fiscal desagradou movimentos sociais e partidos de esquerda, como o PSOL-REDE, que votou inteiramente contra a proposta. Um dos motivos que explica a polêmica é a inclusão do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) no novo regime fiscal, o que não ocorria no antigo teto de gastos.

Forquesato, por sua vez, afirma que as críticas sobre a possibilidade de gastos públicos na educação serem limitados estão equivocadas. “Não existe relação direta necessária entre a solidez fiscal e os gastos em educação. Os gastos podem aumentar, desde que acompanhados de aumento na arrecadação que mantenha a saúde fiscal.”

Diretório Central dos Estudantes da USP (DCE Livre USP) foi um dos movimentos estudantis que criticou o Arcabouço Fiscal pela inclusão do Fundeb nos limites de gastos [Imagem: Reprodução/Instagram]
Devido às diferentes possibilidades de interpretação da PPL 93/2023 é que se faz necessária a existência de debates sobre o tema para esclarecer o assunto à população. O docente também afirma que eventos como o ocorrido na FEA são importantes para os universitários entenderem aspectos de funcionamento do governo para além da sala de aula quando houver a necessidade de formular políticas públicas no futuro.

Para conferir o evento sobre o Arcabouço Fiscal, acesse o canal de YouTube do CAVC FEA USP.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*