Projeto do IFUSP permite aprender física para além do laboratório

O Laboratório Ernst Wolfgang Hamburger (Lab Demo) é totalmente interativo e aberto para visitação

(imagem: Gabrielly Borges)

“O Lab Demo começou como uma prateleira de experimentos, era apenas uma forma de demonstrá-los  em sala de aula. Com o passar do tempo, o Professor Ernst conseguiu aumentar o acervo e ele foi aberto para a USP”, explicou Giovanni Silva de Souza, monitor do Laboratório.

Na década de 70, o Laboratório de Demonstrações foi criado em conjunto pelo professor Ernst Wolfgang Hamburguer e outros docentes do Departamento de Física Experimental. O espaço, inicialmente, foi dedicado para demonstrações de experimentos e fenômenos da física para alunos do IFUSP e também para desenvolvimento de projetos experimentais para os cursos básicos do instituto.

Logo no início de seu funcionamento, desempenhou papel importante para as disciplinas básicas de física, principalmente para o IF e a Escola Politécnica (Poli) da USP, dando assistência didático-pedagógica aos professores que as ministravam.

Após um período, o laboratório abriu suas atividades e demonstrações para a comunidade da Universidade de São Paulo e também para a alunos de ensino fundamental e médio, por meio de visitas agendadas. 

O professor Ernst sempre foi conhecido por querer popularizar a física e a ciência. O físico nuclear nasceu na Alemanha e veio morar no Brasil aos três anos de idade. No ano 2000, recebeu o prêmio Kalinga, concedido pela Unesco, por seu trabalho de divulgação e popularização da ciência.

Localizado na Ala Principal do IF, o Lab Demo possui um acervo de cerca de 400 equipamentos e é monitorado por bolsistas, que fazem a demonstração de experimentos e explicações didáticas dos processos físicos demonstrados.  

Também existe a possibilidade de reservar algum equipamento do Laboratório, ou a oficina, para ser utilizado, tal prática era muito comum alguns anos atrás, mas acabou caindo em desuso por parte dos alunos. 

“A visita para a comunidade da USP é livre, mas, por exemplo, quando temos uma visita de fora, há o agendamento. Acessando o site, na aba de agendamento, basta enviar um e-mail”, completa Giovanni.  

Mapa do Laboratório de Demonstração
(imagem: Instituto de Física da USP)

As matérias demonstradas são das mais variadas: desde Mecânica, Ótica e Ondas a Termo Estática e Termodinâmica. As visitas devem ser agendadas e o Lab Demo comporta no máximo 10 pessoas por vez, para ter maior assistência. 

“Sinto que temos um papel muito importante. Ultimamente há um movimento muito pseudo cientista, muitas pessoas colocam, por exemplo, tudo no campo da física quântica. E isso acaba sendo um pouco de culpa nossa, cientistas, que muitas vezes deixamos a pesquisa apenas dentro do laboratório”, pontua Giovanni. 

O intuito do Laboratório é ser interativo, dar a possibilidade de os visitantes discutirem os conceitos físicos e enxergá-los na prática e de forma didática, com a ajuda dos monitores para realizar os experimentos expostos. 

Victor Moreira, também monitor do Laboratório, frisa como é importante a experiência de ter curiosidade e interagir com os experimentos: “no Laboratório é possível ter acesso ao conhecimento de perto, podendo tocar e perguntar. Isso ajuda muito a desmistificar que o conhecimento é algo além, algo que não temos alcance. Aqui vemos que não é tão difícil aprender, que o conhecimento é para todos”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*