Empresas precisam ser capazes de recombinar seus recursos

Reprodução - Guia de Marketing

Consumidores de países emergentes são sensíveis a alterações de preço. Por isso, empresas que visam alcançar esses mercados precisam encontrar formas de ganhar competitividade a baixo custo. Através de sua dissertação de mestrado, Bricolagem e inovatividade organizacional como antecedentes da inovação frugal, Leandro Lima buscou evidenciar, sob a ótica da teoria da aprendizagem organizacional, que as empresas precisam ser capazes de recombinar e criar seus recursos por meio do comportamento de bricolagem, com a finalidade de desenvolver, o que ele chama de “inovação frugal” em mercados emergentes.

“Em países emergentes, eles procuram diminuir os custos, mas manter a qualidade. É feito um produto de valores e tributos acessíveis para aquela população, geralmente, mais pobre. E se aquilo dava certo eles tentavam implementar em um país mais desenvolvido”, diz o pesquisador. Essa diminuição é feita através da Inovação Frugal (IF) ou Engenharia Frugal, um tipo de inovação com base no processo de redução de custos e recursos não essenciais de um bem durável. Os motivos que levam a tentativa de replicação de produtos oriundos da IF em outras nações envolvem os consumidores. “[Em países desenvolvidos] os consumidores estão mais conscientes sobre problemas ambientais.”

O ecossistema frugal também está preocupado com o impacto ambiental e a responsabilidade social. “Nenhum recurso é infindável então ele busca ter um olhar mais crítico para ver se não tem alternativas”, continua Lima.

Exemplo de bricolagem [GetNijas]
Então, entra a bricolagem com seus princípios que envolvem a gestão criativa dos recursos, por meio daquele já existentes ou a atribuição de novas finalidades a um fundo. Acompanhada, como um antecedente, da Inovação Frugal, principalmente em contextos de crise em mercados emergentes como o vivenciado no Brasil. “O impacto da bricolagem e da inovação frugal está nesse âmbito também de ter um olhar mais crítico. Não podemos esquecer que a matéria prima utilizada por muitos países desenvolvidos vem de emergentes.”

Além disso, esse tipo de inovação tem sido amplamente reconhecido como uma fonte essencial de vantagem competitiva para as organizações. Essa inovatividade vem dos cargos mais altos, mas ela é disseminada em toda a empresa, é algo cultural da empresa. Podendo ser internalizada (novo modelo organizacional) ou externalizada (por meio de produtos).

O que motiva as empresas a investir em IF, além de menores custos, é a falta de recursos e vantagem competitiva. “Se você consegue adquirir recursos mais facilmente e aumentar sua capacidade produtiva, você se torna mais competitivo e num mercado emergente é algo importante.”

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