A relevância socioambiental das cavernas

Em meio a flexibilizações de leis ambientais, as cavernas devem ter sua importância para o equilíbrio ecológico reconhecida

Imagem: Reprodução/Roteiros do Velho Chico

No dia 13 de janeiro deste ano, Bolsonaro assinou um decreto que flexibiliza a proteção a cavernas, inclusive as consideradas de alta importância, que anteriormente não podiam sofrer nenhum tipo de interferência.

O decreto foi muito criticado por órgãos ambientais e espeleologistas, tendo até rendido notas de repúdio por parte da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE) e a Associação Nacional de Servidores da Carreira de Especialista de Meio Ambiente (Ascema Nacional). Segundo eles, essa medida pode causar danos irreversíveis e ignora a importância das cavernas para o país.

Imagem: Reprodução/Blog Roteiros do Velho Chico

Luiza Santos Reis, pesquisadora de pós-doutorado no Instituto de Geociências da USP (IGc), demonstra em seu trabalho alguns exemplos concretos da relevância delas. Para sua pesquisa, Luiza foi até a Serra dos Carajás, Pará, de modo a estudar essas formações geológicas e, mais especificamente, o guano (acúmulo de excrementos) de morcegos depositados ali ao longo de milênios.

Seu estudo consiste em analisar os excrementos com base em técnicas da palinologia (estudo de pólen e esporos fossilizados) para identificar as mudanças ecológicas e climáticas da região. A pesquisadora afirma que “ao entendermos como essas alterações afetaram as espécies de morcegos, será possível fazer projeções futuras de como eles e a vegetação do local responderão a outros impactos”. Isso, especialmente no contexto de aquecimento global, será de grande importância para análises do clima frente a essas mudanças: “De que forma as espécies vão responder? Como isso vai impactar a vegetação? As florestas vão diminuir?”, complementa ela.

Gráfico que demonstra que os morcegos têm uma das mais amplas taxas de dispersão de sementes. Imagem: Reprodução/ The critical importance of old world fruit bats for healthy ecosystems and economies

Além do seu potencial de estudo científico, há também um outro fator que fica em risco caso as cavernas estejam ameaçadas: seus habitantes, os morcegos. Estes animais, apesar de carregarem um estigma que envolve terror e doenças, têm uma enorme relevância ecológica. Na hipótese de eles perderem seus habitats e terem sua população diminuída, as consequências para o meio-ambiente seriam desastrosas. “Os morcegos aceleram o processo de sucessão florestal (conjunto de transformações que ocorrem na composição e na estrutura de uma vegetação ao longo do tempo), dispersão de sementes, polinização e controle de pragas”, diz Luiza.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*