Clareamentos dentais caseiros podem trazer danos à saúde bucal

Especialista explica que ingredientes caseiros não clareiam e desgastam os dentes

Crédito: Unsplash

Nos últimos anos diversas receitas caseiras de clareamento dental estão circulando na internet. Os ingredientes vão desde limão com bicarbonato de sódio até carvão ativado. Porém, essas receitas são, na realidade, desinformações odontológicas que viralizaram. 

Ana Cecília Corrêa Aranha, professora do Departamento de Dentística da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) e co-responsável pelo Laboratório Especial de Laser em Odontologia (LELO), explica que esses ingredientes não clareiam e desgastam o esmalte do dente. 

A professora explica que, além do clareamento feito no consultório, existe um tipo de técnica que é realizada em casa. Porém ela acontece com a supervisão de um profissional e com produtos indicados pelo dentista, que estão comercialmente disponíveis. 

Maria Cecília destaca a importância do acompanhamento de um cirurgião dentista durante todas as etapas do procedimento. “É necessário analisar a etiologia (causa) da alteração de cor e se o paciente tem indicação para realizar o clareamento. Apesar de ser um procedimento simples, ele não pode ser banalizado da forma como está sendo pelas desinformações”, comenta.

O carvão ativado, ingrediente que viralizou como suposto clareador, é um elemento muito abrasivo que, segundo a professora, pode contribuir para a piora de outras doenças bucais, como a lesão não cariosa. A doença causa uma hipersensibilidade que corresponde à dor que se sente ao comer algo muito frio ou muito quente.

Segundo Aranha, diversos fatores podem gerar lesões, como uma dieta ácida, o uso de medicações que reduzem a quantidade de saliva, ansiedade, transtornos alimentares, refluxos gastroesofrágicos, entre outros. Devido às mudanças no estilo de vida da sociedade, essa doença está acometendo cada vez mais pessoas jovens.

A professora explica que, quando o paciente já possui lesões e utiliza uma receita de clareamento caseiro da internet, ele aumenta as chances da doença progredir e se descontrolar, devido ao desgaste acelerado que irá ocorrer. “Se o paciente não procurar um cirurgião dentista e não for diagnosticado, ele passará a ter mais sensibilidade, mais desgaste e uma série de outras disfunções a longo prazo”, observa.

Além dos clareamentos, Maria Cecília alerta também para os cremes dentais com carvão ativado na composição. Conhecidas como removedores de manchas extrínsecas, na realidade não promovem um clareamento como o realizado em um consultório e, segundo a professora, devem ser utilizados somente quando indicados por um profissional. “O creme dental com carvão ativado não é indicado para uso diário, de forma alguma. Ele não clareia, apenas remove pequenas manchas superficiais,mas contêm uma quantidade muito grande de abrasivos que também aumentam o desgaste”, afirma.

Aranha ressalta a importância, para a odontologia e para a sociedade, do combate a esse tipo de desinformação. “Espero que essas receitas falsas sejam combatidas e que a informação correta chegue, de uma forma ampla, para a sociedade. Nada substitui a ida ao cirurgião dentista, só ele pode avaliar qual é a necessidade de cada paciente e recomendar o tratamento e o creme dental adequado”, conclui.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*