Projeto de pesquisa que envolve os Museus da USP inaugura site com os resultados

Com tema inédito, a iniciativa buscou estudar metodologias utilizadas no tratamento e conservação de peças que compõem acervos museológicos e o Ciclo Curatorial

Interface do novo site do Projeto Temático Ciclo Curatorial [Imagem: Reprodução/Site do Projeto Temático Ciclo Curatorial/ Acesso em: https://sites.usp.br/ciclocuratorial/]

No dia 8 de novembro, foi lançado o site do Projeto Temático Ciclo Curatorial, pesquisa que reuniu todos os Museus da USP. “É o primeiro projeto temático na área de museologia no Estado de São Paulo”, diz Ana Gonçalves Magalhães, diretora do Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC) e pesquisadora responsável pelo projeto.

O Projeto Temático Ciclo Curatorial surgiu a partir de duas frentes de trabalho. A primeira foi um grupo de pesquisa, criado por Ana em 2010, sobre arquivos de museus. A outra frente se deu através do Núcleo de Apoio à Pesquisa de Física Aplicada ao Estudo do Patrimônio Artística e Histórico (NAP-FAEPAH) que envolveu o MAC, o Instituto de Física da USP (IFUSP), o Museu Paulista, o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) e o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB). Fundado em 2011, o núcleo pesquisava análises técnico científicas de patrimônio cultural e histórico.

“A partir desse convívio entre 2010 e 2016, nessas duas frentes de grupos de pesquisa, formulamos o projeto temático para a Fapesp [Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo] na área de museologia. Desde então, trabalhamos nesses estudos de caso dentro das nossas instituições”, conta a pesquisadora.

O projeto envolve, além dos quatro museus da Universidade e o IFUSP, o Instituto de Artes da Unicamp. Com duração de cinco anos, foi iniciado em 2017, mas foi prorrogado para 2023, por conta da pandemia. De acordo com Ana, os pesquisadores buscam estudar o Ciclo Curatorial que, diferente da curadoria, abrange diversos processos.

“Curadoria, resume-se basicamente à etapa que a gente chama de difusão, ou seja, de fazer exposições. O ciclo curatorial, ao contrário, significa um envolvimento de longa duração com as coleções, porque envolve a pesquisa desde o momento da coleta dos objetos”, explica.

Além de atuar como pesquisadora responsável, Ana produziu sua própria pesquisa. Seu subprojeto se propôs a reconstruir a história material da obra de Umberto Boccioni, artista italiano futurista. “A pesquisa resultou no livro Boccioni no Brasil, que publiquei em coautoria com a pesquisadora britânica Rosalind Mckever. Além disso, o projeto também originou um seminário internacional e uma exposição”, acrescenta.

Estudo sobre escultura de Boccioni [Imagem: Reprodução/Site do Projeto Temático Ciclo Curatorial/ Acesso em: https://sites.usp.br/ciclocuratorial/]
A pesquisadora também chamou a atenção para outros dois subprojetos. O primeiro citado envolveu o Museu Paulista e foi coordenado pela professora Vânia Carneiro de Carvalho. A pesquisa buscou estudar a história da vida doméstica a partir de utensílios e equipamentos de cozinha que compõem o acervo do Museu. O outro subprojeto ressaltado foi coordenado pelo professor Carlos Roberto Brandão e abrangeu o Museu de Zoologia. O estudo pretendeu sistematizar e estabelecer metodologias de curadoria no acervo de Hymenoptera – ordem que compreende abelhas, vespas e formigas – do Museu.

Segundo Ana, o Projeto Temático Ciclo Curatorial é importante não apenas para a área da museologia. A estrutura que os museus oferecem e a interdisciplinaridade do projeto tem um grande valor para a pesquisa de um modo geral. “O fato de sermos museus não significa que pensamos os nossos objetos de estudo da mesma forma. Somos de disciplinas completamente diferentes. Então, um projeto com os quatro museus é uma maneira de construir diálogos comuns e trazer conhecimentos de uma área para outra.”

Caso queira saber mais sobre o Projeto Temático Ciclo Curatorial, a pesquisa de Ana Gonçalves Magalhães e os outros subprojetos, clique aqui.