Professor da USP participa de relatório internacional sobre previsões para o futuro da tecnologia em 2023

Docente se juntou a time de especialistas para elaborar relatório anual da organização IEEE

Capa do relatório “Previsões tecnológicas de 2023” da IEEE Computer Society. [Imagem: Reprodução/IEEE]

O professor Alfredo Goldman, do Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME) participou, no começo deste ano, da elaboração do relatório anual da IEEE Computer Society de previsões para o futuro da tecnologia. Fundada nos Estados Unidos, a IEEE é a maior organização técnico-profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade e sem fins lucrativos.

O relatório “The 2023 Technology Predictions” reuniu 35 especialistas em tecnologia de diversas partes do mundo. No primeiro momento, cada um resumiu em uma frase duas tecnologias que consideravam interessantes para o futuro. A partir dessas sugestões gerais, os participantes votaram naquelas que acreditavam ser mais relevantes. As propostas semelhantes foram agrupadas e, no fim, o número definitivo de 19 previsões foi atingido, em um processo que durou dois meses, entre o final de 2022 e o início de 2023.

“Quando você quer descobrir novas ideias é muito importante que nesse grupo tenha diversidade”, explica Goldman. “Tinham pessoas de diferentes lugares do mundo, gêneros, culturas e níveis de experiência e quanto mais a gente consegue ter pensamento diverso, mais será agregador para o grupo.”

Com foco de trabalho em computação de alto desempenho e desenvolvimento de softwares, a contribuição do docente para o relatório foi ligada ao uso de inteligência artificial (IA) no processo de desenvolvimento de softwares, mas outras previsões abrangem áreas que vão desde saúde até robótica. “O relatório é bem variado, tem áreas que nem imaginava e cada uma delas tem diferentes impactos. Então houve todo um cuidado”, conta Goldman. “ A gente tinha que preencher vários formulários. Quando você acha que vai ser o impacto? Qual a importância dessa coisa? E isso foi feito através de um conhecimento coletivo, o que eu achei muito legal.”

Alfredo Goldman é docente na USP desde 1993 e atualmente passa seus dias no Centro de Competência em Software Livre (CCSL) do IME. [Imagem: Arquivo Pessoal]
As 19 previsões abrangem quatro áreas (tecnologias essenciais, segurança, IA e ferramentas de produtividade) e quatro “verticais industriais” (saúde, robótica, manufatura e financeiro). Elas foram comparadas em termos de probabilidade de sucesso, impacto, maturação e adoção pelo mercado em 2023 e possível comercialização. Algumas das principais são: assistência médica remota com a ajuda de “tecnologias vestíveis”, realidade aumentada, open hardware, impressão 3D no tratamento médico, veículos autônomos, entre outras.

Quando perguntado sobre a importância do projeto, Goldman é categórico: “A gente tem que pensar um pouco nessa futurologia para tentar entender o que pode acontecer realmente. Para ter um direcionamento para saber, por exemplo, que direções têm que ser investidas numa universidade”. E conclui: “Não posso pensar nisso a curto prazo, eu tenho que pensar a longo prazo, e coisas assim podem ajudar a direcionar investimentos ou entender melhor o que vai ser o futuro.”

O relatório “The 2023 Technology Predictions” pode ser acessado aqui.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*