As diversas facetas de José de Alencar 

Obra Iracema é ponto de partida para o estudo de diversas características da Literatura brasileira

São diversos livros de tamanhos e cores diferentes enfileirados
As obras do romantismo são importantes na história literária brasileira [Imagem: Reprodução/Pixabay]

Publicada pela primeira vez em 1865, a obra Iracema povoa o imaginário do povo brasileiro acerca do que foi a colonização e a miscigenação entre portugueses e os povos indígenas no Brasil. Escrito por José de Alencar, o livro busca retratar a criação de uma identidade e cultura nacional num romance indianista. 

A narrativa retrata o enlace amoroso entre Iracema, uma indígena tabajara de personalidade marcante e fortemente ligada às tradições de seu povo, e Martim, imagem fiel dos colonizadores portugueses do século XVI. A história tem início quando o europeu se perde na mata em meio de uma de suas missões para defender o território de outros povos colonizadores, e, ao disparar uma flecha em direção ao homem e perceber que ele não reagiria de forma negativa, Iracema decide levá-lo para sua aldeia. A partir desse ponto, as festividades e rituais de seu povo são retratados com riqueza de detalhes, fato que torna a obra uma das mais conhecidas do período. 

Fernando Paixão, professor do IEB e autor do livro Iracema, poética do ritmo (Fino Traço, 2021), afirma que o livro de Alencar é lido e entendido frequentemente como apenas uma obra indianista e nacionalista, porém, esquece-se que é inventada nele uma nova forma de escrever, uma nova poética.

 

Cinco indígenas estão de costas pra a imagem em uma oca. Eles vestem tangas de folhas para cobrir seus membros inferiores e tinta nos seus superiores.
A obra de Alencar foi, por muito tempo, resumida a um retrato da relação dos indígenas brasileiros com os colonizadores portugueses. [Imagem: Reprodução/Pixabay]
Na obra, o professor analisa a poética de Iracema, as diferenças na linguagem utilizada em relação aos demais textos da época, e as semelhanças com outros, como a própria Bíblia. “O livro conta uma história, da índigena e do homem branco, e, ao mesmo tempo, inventa um jogo de linguagem. Há fabulações, metáforas que formam uma poética”, esclarece Paixão. 

O professor explica que a utilização de elementos mais próprios da poesia, enquanto ainda trabalha no estilo de prosa, pode ser um fator que tornou a obra tão conhecida e relevante. É a chamada “prosa-poética”, gênero literário ainda em discussão acerca de sua existência e características, que tem sua origem com o autor francês Charles Baudelaire, no século XIX

Baudelaire é, além de um dos primeiros autores a trabalhar com poemas em prosa, também um dos fundadores do movimento literário modernista, e uma grande influência dos artistas brasileiros dessa corrente artística. O professor aponta, entretanto, para a ausência de referências ao poema em prosa no Modernismo brasileiro: “Essa recusa não aconteceu em nenhum outro país, e tornou nossa história escassa em bibliografia sobre o gênero”. 

Iracema é estudada por diversos grupos e autores, que variam desde alunos de Ensino Médio até doutorandos especializados. A riqueza da obra chama atenção, e a torna um dos pilares da Literatura brasileira:  “É diferente, único”, expressa Paixão. 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*