Proposta da USP é selecionada para o edital “Mulheres na Ciência”, do British Council

A Universidade será representada pela professora Flávia Noronha Dutra Ribeiro, do curso de Gestão Ambiental

[Imagem: Reprodução / British Council]

O edital “Bolsa de Parceria entre Reino Unido e Brasil para Igualdade de Gênero para Igualdade de Gênero” (tradução livre de “Women in Science”: UK-Brazil Gender Equality Partnerships Grant “Mulheres na Ciência”), é a nova iniciativa do British Council no Brasil — organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais nas áreas de língua ingles.

A organização selecionou, em outubro, uma proposta que conta com a participação da EACH/USP Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo). O objetivo é promover o desenvolvimento acadêmico de instituições brasileiras em parceria com instituições britânicas.

O propósito da chamada é influenciar o desenvolvimento de políticas e práticas institucionais que permitam o estabelecimento da equidade de gênero na ciência e tecnologia em instituições de ensino superior e pesquisa no Brasil. Por meio do edital, a EACH trabalhará em parceria com a Universidade de Manchester e o programa Athena-SWAN  que reconhece e celebra as boas práticas em instituições de ensino superior e pesquisa para o avanço da igualdade de gênero.

A EACH, representada pela professora Flávia Noronha Dutra Ribeiro, do curso de Gestão Ambiental, tem como proposta  desenvolvimento de um plano de ação para promoção da igualdade de gênero a partir de parcerias na busca das melhores práticas, de compartilhamento de recursos, discussões, co-desenvolvimento de material de treinamento e de mentoria e networking.

A professora destaca que “dentro da área de meio ambiente e sustentabilidade, a questão de gênero é central. Ribeiro destaca que o tema é abordado nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, no número 5 – “Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”. Ribeiro complementa que: “O projeto proporcionará que a Universidade ajude ativamente a cumprir esse objetivo de forma prática, no cotidiano de sua atividade”.

O “Mulheres na Ciência” (Women in Science) é um programa do British Council que busca o fortalecimento de vínculos em torno de mulheres na ciência no Brasil e com o Reino Unido nos âmbitos individual e institucional. Iniciado em 2018, a iniciativa visa a geração de capacidades, a promoção da agenda científica para mulheres e o fortalecimento de redes nacionais e internacionais.