Professor da EACH figura na lista dos “100 mais poderosos do turismo”

Curso de Lazer e Turismo foi o único com representação na lista criada em parceria pelo jornal Panrotas e a Elo Cartões

[Imagem: Reprodução/ Jornal Panrotas]

Em 18 de outubro, o Jornal Panrotas e a Elo Cartões entregaram prêmios a 100 profissionais de turismo homenageados na edição 2021 dos “100 + poderosos do turismo”, no Palácio Tangará em São Paulo. O Jornal Panrotas, tradicional veículo especializado em Turismo, elabora anualmente lista dos 100 profissionais com maior influência do setor no país. 

O homenageado, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH/USP), Eduardo Sanovicz, é professor do Curso de Turismo e presidente da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear). De acordo com a Panrotas, a lista visa reconhecer profissionais que tem o poder de inspirar outros da indústria, sendo porta-vozes da diversidade, da sustentabilidade e da mudança.

Além de possuir carreira acadêmica de destaque, o professor foi presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) de janeiro de 2003 a agosto de 2006, tendo sido responsável pela implantação do Plano Aquarela, plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil, que tinha o intuito de melhorar a divulgação turística do Brasil no exterior, a fim de competir diretamente com grandes destinos turísticos de todo o mundo e pela criação da Marca Brasil. Em entrevista, Sanovicz conta que a ideia era mudar a agenda de promoção de turismo, a qual reforçava estereótipos e sexualizava as mulheres brasileiras. 

Com o objetivo de mudar a imagem que o Brasil possuía no exterior, ele e outros profissionais do turismo iniciaram debates que atravessaram os 27 estados da federação, e 18 países, em diferentes segmentos (hotelaria, transporte, gastronomia), a fim de construir o que se tornaria o Plano Aquarela.

A pesquisa concluiu que o Brasil tinha dois grandes ativos atraentes para turistas: o primeiro, a qualidade e a diversidade da produção cultural brasileira; o segundo, a riqueza de recursos naturais e paisagísticos. A partir dessa descoberta, o desafio dos profissionais e acadêmicos da Embratur foi transformar essa oferta em um produto.

A prova do sucesso do Projeto Aquarela e da Marca Brasil estão registradas em seus números: “O Brasil recebia US$ 1,9 bilhão com turismo internacional. Quando entregamos os resultados do projeto, o Brasil recebia US$ 6 bilhões de dólares. “Tenho muito orgulho de ter participado da equipe e dos resultados que alcançamos”, conta Sanovicz.

Outro achado da pesquisa do Projeto Aquarela é que turistas de diferentes lugares do mundo desejam conhecer diferentes aspectos do Brasil. As motivações para visitar nosso país podem ser bastante diferentes. Sanoviz comenta que “se você faz uma pesquisa em lugares da Europa, como Portugal e Alemanha, descobre-se que o que eles querem conhecer são as praias brasileiras. Já, em países da Ásia, como Japão, preferem conhecer outras riquezas naturais como o Pantanal e a Amazônia”.

A premiação dos “100+ poderosos do turismo” do jornal Panrotas e ELO conta com 15 categorias de premiação, entre elas: Política, Aviação, Hotelaria e Mobilidade. A premiação afirma que o objetivo é reconhecer e inspirar profissionais do setor, e, que não se trata de quem teve mais faturamento ou recebeu o maior salário, mas sim de quem trouxe inovação e se mostrou uma voz de diversidade. A premiação destaca que 40% da lista é composta por mulheres, e, que a meta é chegar a 50% de representatividade feminina na próxima edição.

Para conferir na íntegra mais informações sobre a premiação, clique: https://www.panrotas.com.br/gente/reconhecimento/2021/10/conheca-os-100–poderosos-do-turismo-panrotas-elo-2021_184961.html

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