Busca pelo ‘sorriso perfeito’ e suas implicações: entenda o clareamento dentário na atualidade

Curso de extensão da Faculdade de Odontologia da USP promove debate sobre o clareamento dentário na atualidade. Crédito: Montagem por Aldrey Olegario com ícones do Flaticons.

Na odontologia estética, o clareamento dentário encontra-se como um dos procedimentos mais recorrentes. O Conselho Federal de Odontologia já indicou que a busca pelo sorriso branco aumenta em cerca de 30% ao ano no Brasil. Essa procura pela mudança na aparência dos dentes pode estar associada a pressões estéticas, por vezes impulsionadas no universo das mídias sociais, e também pode ser uma forma de aumentar a autoestima.

Contudo, não é comum a procura de orientação profissional necessária para a realização do procedimento e algumas pessoas acabam recorrendo à internet, como fonte de informação, na tentativa de reproduzir um resultado. O professor do Departamento de Biomateriais e Biologia Oral, da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FO-USP), Igor Studart Medeiros, informa que o melhor caminho para alcançar um bom resultado ocorre por meio de uma consulta com um cirurgião-dentista qualificado, que auxiliará o paciente no planejamento das etapas de tratamento, uma vez que estas podem incluir outros procedimentos, além do clareamento dentário. 

O mecanismo de ação de grande parte desses produtos anunciados se dá pela abrasão da superfície dentária, levando a um desgaste no esmalte. Ao desgastar os dentes, há a remoção de parte dos pigmentos extrínsecos superficiais, causando uma sensação de dentes mais claros. No entanto, estes produtos podem levar à desmineralização, ao desgaste excessivo no esmalte dentário, à sensibilidade nos dentes, à irritação da mucosa oral. Em muitos casos, podem gerar danos graves à saúde”, explica Medeiros. 

Cuidados e métodos de tratamento

Em relação às contraindicações para a realização do processo de clareamento dentário, o professor destaca a importância de se ter a saúde oral em dia. E ressalta que, ainda que supervisionado por um profissional, não há evidências científicas suficientes para garantir a segurança do clareamento em adolescentes, gestantes ou lactantes, além de pacientes em tratamento de doenças graves. 

Existem duas técnicas para a realização do clareamento: o caseiro, com supervisão do cirurgião dentista, e o de consultório. “Para cada uma delas, há a possibilidade de usar diferentes tipos de agentes clareadores (peróxido de carbamida ou peróxido de hidrogênio) em diferentes concentrações”, explica o profissional. Ele também comenta que as técnicas podem ser usadas de forma combinada. No caso de pacientes que apresentam dentes com a coloração mais escura que os demais, devido a um tratamento endodôntico, é possível realizar um tratamento específico focado somente nos dentes escurecidos.

Em entrevista à Agência Universitária de Notícias (AUN), Igor Studart Medeiros explica como ocorre o processo de clareamento dentário. Crédito: Infografia por Aldrey Olegario com ícones do Flaticons.

Para quem não pretende investir em clareamento dentário, mas se preocupa com o escurecimento dos dentes, o professor de Odontologia indica que a boa higiene oral e a escovação correta contribuem na remoção de pigmentos extrínsecos. “Além disso, a eliminação do hábito de fumar e um menor consumo de alimentos e bebidas com pigmentos, minimizam o ‘escurecimento’ dos dentes”, acrescenta. 

Curso de extensão

Igor Studart Medeiros participa da equipe do curso de extensão da FO: O clareamento dentário nos dias atuais: um aprofundamento na técnica, que teve seu início em maio e terminará em julho deste ano. A equipe conta também com a presença da professora do Departamento de Dentística (FOUSP), Mary Caroline Skelton Macedo e o doutor mestre em Biomateriais (FOUSP), Alexander Cassandri Nishida. O curso é oferecido pela Fundação Faculdade de Odontologia conveniada à FO (FFO) na modalidade online e é coordenado pelo professor do Departamento de Biomateriais e Biologia Oral, Carlos Francci.

O objeto do curso é apresentar aos seus participantes as técnicas e os materiais disponíveis no mercado atual de clareamento dentário, bem como as habilidades necessárias para o diagnóstico correto das manchas dentárias. “Percebemos que há uma lacuna na formação dos dentistas e estudantes em relação aos procedimentos e materiais para clareamento. A velocidade com que novos materiais e técnicas são lançados no mercado exige do profissional uma atualização constante”, explica Medeiros a respeito dos motivos que fomentaram a criação do projeto de extensão. Ele também conta que o curso, por ser proposto no formato virtual, possibilitou a formação de uma turma grande e diversificada, reunindo estudantes e cirurgiões dentistas de todas as regiões do Brasil e ainda dois dentistas da América Latina.

Para aqueles que se interessam pela divulgação científica na área odontológica, indica-se, para conhecimento, o projeto Café Materiano na Odontologia, do qual o professor Igor Studart Medeiros participa em parceria com a mestre e doutora em Odontologia pela UFF (Universidade Federal Fluminense), Sarah Aquino. No Café Materiano, postado semanalmente  no Instagram (@igorsm e @dra.sarahaquino), Youtube (Café Materiano na Odontologia) e nas principais plataformas de podcast, são apresentadas curiosidades e informações no âmbito dos materiais odontológicos e suas técnicas de utilização clínicas.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*