Novo laboratório do Museu de Zoologia da USP pretende promover descobertas de biodiversidade

Centro de Museômica do MZ será o primeiro laboratório da América Latina focado em explorar tecnologias de sequenciamento genômico de nova geração

A pesquisadora Jaqueline Battilana relata que é possível recuperar informações biológicas perdidas a partir da extração e análise de DNA histórico [Foto: Cecília Bastos/ USP Imagens]

O sequenciamento do genoma de seres vivos foi uma das grandes descobertas da história da ciência. Entretanto, era difícil analisar amostras biológicas já degradadas pelo tempo e, mesmo após os progressos nessa área, os cientistas brasileiros ficam de fora, pois dependem de colaborações internacionais e empresas privadas para pesquisas com material antigo. Com inauguração prevista para o segundo semestre de 2024, o Centro de Museômica do Museu de Zoologia da USP (CMMZ) poderá resolver parte desse problema ao permitir pesquisas com o sequenciamento de nova geração.

O que muda

Com os avanços dos estudos de genética evolutiva, hoje é possível analisar amostras de seres vivos que pertencem a coleções biológicas há anos ou até mesmo décadas. As análises moleculares são realizadas a partir do sequenciamento do DNA histórico, que é recuperado de ossos, peles, músculos, dentes, pelos, penas, e do exoesqueleto de invertebrados.

Essa inovação tem o potencial de expandir o valor das coleções biológicas, além de promover descobertas dentro do campo da biodiversidade. “Alguns pesquisadores notam que certas espécies são importantíssimas para tentar resolver questões evolutivas ou de nomenclatura”, explica a pesquisadora Jaqueline Battilana em entrevista para a Agência Universitária de Notícias (AUN). Ela relata que pesquisas com material biológico antigo podem resultar em revisão de taxonomias, solução de problemas de classificação, além da descoberta de novos grupos e espécies. No Centro, serão desenvolvidas pesquisas de base, ou seja, a partir delas, muitas descobertas científicas podem ser feitas: “Os benefícios são inúmeros”, garante Jaqueline.

Preparação

Atualmente, o Museu aguarda a finalização de pequenas reformas e a chegada de equipamentos para a abertura do Centro de Museômica. Jaqueline conta que há muitos cuidados na implementação e uso do novo laboratório, com o intuito de evitar a contaminação de materiais biológicos. “Vamos colocar sistemas de esterilização e as pessoas têm que receber um treinamento para entrar, além de utilizar uma vestimenta específica lá dentro. Existem amostras que não saem de lá e, quando saem, não podem voltar.”

Jaqueline Battilana no Instituto Smithsonian em Washington, onde aprendeu as técnicas que serão utilizadas no Centro de Museômica [Foto: Jaqueline Battilana/ Acervo Pessoal]
Apesar das precauções necessárias, qualquer pesquisador poderá ser treinado para utilizar o laboratório. Para isso, basta entrar em contato com o Museu de Zoologia.

Projetos em andamento

Os professores do MZUSP já trabalham com pesquisas genômicas em colaboração com centros de pesquisas internacionais e empresas privadas especializadas em sequenciamento de DNA. No novo laboratório, a produção desses dados poderá ser centralizada, o que potencializa ainda mais os avanços científicos na instituição.

Um dos projetos que terá continuidade no Centro é o Diversidade de Roedores Neotropicais (Rodentia: Sciuridae, Cricetidae, Echimyidae): Origem, Evolução e Biogeografia, que pretende sequenciar bibliotecas genômicas de roedores amazônicos para entender os processos geradores de espécies diferentes nesta região. Já o projeto Promovendo a Comunicação Científica em Mirmecologia: Taxonomia de Formigas Neotropicais (Hymenoptera, Formicidae), estuda a evolução e classificação da fauna de formigas locais por meio de dados genômicos. Os serviços de geração de bibliotecas e sequenciamento de Elementos Ultra Conservados (UCEs) serão transferidos para CMMZ e poderão ajudar a responder questões sobre a biologia evolutiva, sistemática e biogeografia de diferentes grupos de formigas no Brasil. Além destas, várias pesquisas serão agregadas ao Centro.