Alunos da Faculdade de Direito da USP são destaque em competição de direito concorrencial

Terceira edição do WiCade aconteceu em Brasília e teve as equipes uspianas entre os finalistas e campeões

O Time A foi o grande vencedor da competição e contou com a participação de oito alunos da FD e duas ex-alunas como orientadoras [Imagem: Reprodução/Redes sociais]

Estudantes da Faculdade de Direito da USP (FD) se destacaram na 3ª Competição de Direito Concorrencial (WiCade), organizada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em parceria com a Rede Women in Antitrust (WIA). Na edição de 2023, duas equipes uspianas foram premiadas. 

O concurso foi realizado em duas estapas, nas quais os times atuaram como advogados das partes de um processo administrativo fictício. A primeira fase foi escrita e consistiu na entrega de dois memoriais ao Conselho Organizador. Por sua vez, a segunda fase contou com apresentações orais de argumentos sobre o caso e aconteceu de 26 a 28 de outubro em Brasília.   

O Time A foi composto pelos alunos Alexandre Ramos Costa, Gabriel Tavares, Gabriela Alegret, Gabriela Luiz,  Júlia Reis, Lara Aboud,  Matheus Zeferino e Vitória Brentegani. Cynthia Bezerra e Camila Rocha, ex-alunas da FD, foram as orientadoras. A equipe ficou em primeiro lugar na fase oral, vencendo os alunos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na final. 

O outro grupo formado por estudantes da Faculdade de Direito também foi premiado. Vitória de Faria e João Pedro Salomé, ambos integrantes do Time B da USP, obtiveram respectivamente o primeiro e o segundo lugar na premiação de melhor orador da competição. Também integravam essa equipe os alunos Joyce Melo, Leonardo Yokoo, Luiza Ardachnikoff, Maria Eduarda Galvão, Rafaela Nakahara e Vinícius Seiji. As orientadoras foram Lilian Yumi e Mônica Andrade.

Na fase escrita, os dois times encabeçaram a lista de vencedores na categoria que avaliou os memoriais entregues. O Time A ficou com o primeiro lugar, e o Time B, com o segundo. 

A preparação dos alunos

A preparação para o WiCade deste ano começou ainda em junho, quando foi realizado um processo seletivo que avaliou os estudantes e dividiu as duas equipes. “Passamos semanas escrevendo, ajustando e reescrevendo os memoriais, que passam por revisões das coaches e também por apoiadores externos”, conta Alexandre Ramos Costa, aluno do 8º período que integrou o Time A. 

Após a entrega dos memoriais, que aconteceu no início de setembro, as equipes começaram a se preparar para a etapa oral. Vitória Brentegani, aluna do 6º período que foi uma das oradoras do Time A, explica que o treinamento para essa fase foi bem intenso e contou com a ajuda de apoiadores externos. “Fazíamos encontros três vezes por semana. A cada dia fazíamos os treinamentos em escritórios de advocacia diferentes e recebíamos feedbacks de profissionais diferentes”, diz.  

Os dois estudantes citam que o contato com o direito concorrencial aconteceu primeiramente com a disciplina “Regulação, Concorrência e Mercado”, matéria obrigatória na grade do curso de Direito da USP. “A disciplina é diferente do restante do direito e consideravelmente mais próxima da economia. No meu caso, gostei muito e acho que foi um divisor de águas na graduação”, conta Alexandre. 

Para eles, participar do WiCade foi uma possibilidade de colocar em prática os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula. “As simulações são atividades essenciais na graduação, porque mostram como as coisas são na realidade. A faculdade tende a mostrar como as coisas deveriam ser, mas, na prática, é diferente”, conclui Vitória.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*