Estudantes de escola pública aprendem a socorrer vítimas de ataque cardíaco

Projeto de extensão faz grande sucesso, torna-se disciplina optativa e almeja expansão

Programa promove educação preventiva à comunidade

A Kids Save Lives Brasil é um dos mais bem-sucedidos projetos de extensão da Universidade de São Paulo. Nessa versão brasileira, professores, alunos e funcionários aprendem noções básicas de como identificar sinais e sintomas de parada cardíaca, engasgo e de acidente vascular cerebral (AVC) agudo. O programa, organizado pelo departamento de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina (Fofito-FM), também atende alunos de escola pública do ensino fundamental e médio.

Idealizado pela professora Maria José Carmona, hoje, é coordenado pela professora associada da área de fisioterapia da FM, Naomi Kondo Nakagawa: “O surgimento dessa problemática ocorreu, uma vez que, em termos de parada cardíaca súbita, por exemplo, mais de 50% das ocorrências acontecem no ambiente extra hospitalar. E aquelas vítimas que conseguem chegar ao hospital apenas dez por cento conseguem sobreviver”, explica a fisioterapeuta.

Manequins e estruturas são formas de cativar a atenção dos jovens (Fonte: Assessoria de Comunicação FMUSP)

Ela ressalta que os principais desafios do projeto são abranger a maior quantidade de alunos da rede pública possível. Entretanto, ela pondera: “Não vamos conseguir abranger todos, mas que aqueles que entrarem dentro do programa possam ser multiplicadores desse conhecimento”.

“Nós utilizamos dentro da faculdade de medicina manequins de alta fidelidade, mas, quando nós vamos para a escola, levamos um instrumento de baixo custo: feito com camiseta velha, jornal, garrafa pet, barbante e elásticos, para que o aluno possa reproduzir em casa com seus familiares, amigos e vizinhos”, ainda completa reiterando o caráter multiplicador e de extensão de conhecimento do programa.

Palestras educativas para alunos de ensino médio e fundamental são um dos objetivos do projeto (Fonte: Assessoria de Comunicação FMUSP)

Naomi comemora o atual momento: “Agora, estamos em uma importante fase de expansão nacional. Já firmamos convênios com as Universidade Federal do Rio Grande (UFRG) e Unicamp, além de alguns colegas do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Também entramos em contato com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, para a participação no evento mundial World Restart a Heart, ao qual fomos indicados como representantes por um comitê internacional”.

O sucesso do projeto é tanto que, no primeiro semestre deste ano, tornou-se uma disciplina optativa eletiva para alunos da FMUSP e já recebeu mais de 100 inscritos na primeira interação de matrículas.

“O importante é atentar a população quanto aos sinais de alerta e reconhecimento dos casos, além das informações necessárias sobre como agir e encaminhar a pessoa ao hospital. Sabemos que 90% dos casos de parada cardíaca e AVC podem ser prevenidos com medidas simples, essa é outra informação crucial que podemos e precisamos disseminar”, comentou o professor Marcelo Calderaro, também responsável pelo projeto, em entrevista à assessoria de comunicação da FMUSP durante uma das ações da Kids Save Lives Brasil com docentes.

O contato com o projeto, para quem deseja participar ou receber mais informações, pode ser feito a partir de sua página no Facebook. Lá, é possível abrir uma chat, geralmente, respondido com celeridade.