Um projeto de pesquisa de caráter exploratório desenvolvido pelo Bem Viver USP, do Instituto de Psicologia, busca mensurar a adaptação à vida acadêmica e o desempenho da população universitária da USP capital em tempos de fenômenos extremos – como os efeitos da covid longa ou da crise climática.
A coleta de dados da pesquisa intitulada “Pesquisa e inovação em saúde mental e qualidade de vida acadêmica em tempos de fenômenos extremos” é feita através de um questionário baseado nos marcadores sociais da diferença, um sistema de classificação que categoriza a população pesquisada em variáveis como raça, gênero, sexo, idade, classe e deficiências possibilita o estudo da interseccionalidade delas, como diferentes resultados estatísticos entre homens e mulheres negras.
O questionário é direcionado a 384 estudantes de todas unidades da USP na cidade de São Paulo e dispõe de perguntas que analisam desde a escolaridade dos pais (se eles são graduados ou não) à crença no aquecimento global e experiências de cancelamento na universidade. O número de respostas foi calculado para corresponder de maneira precisa à comunidade acadêmica total.
As respostas dos entrevistados são compostas por experiências subjetivas, então a maneira encontrada para analisá-las em amostras quantificáveis e relacionáveis busca obter resultados tangíveis a partir da EBES (Escala de Bem-estar Subjetivo). As perguntas são respondidas pelos entrevistados em uma escala de 1 a 5, sendo 5 “concordo totalmente” e 1 “discordo totalmente”.
Após a coleta de dados, os pesquisadores realizarão entrevistas com candidatos que obtiverem as maiores e menores pontuações nos resultados, pois resultados atípicos permitem análises mais complexas de populações geralmente ignoradas em pesquisas semelhantes.
A pesquisa, que teve início em julho de 2024 e terminará em agosto de 2025, é comandada pelo professor Alessandro de Oliveira dos Santos. O Bem Viver USP busca com o diagnóstico final poder relacionar a questão da saúde mental entre os diferentes grupos da USP com o desempenho de atividades de aprendizagem e o êxito das graduações, bem como o papel das políticas de permanência e dos coletivos universitários durante o período universitário.
A pesquisa em andamento pode ser respondida pelos alunos da Universidade de São Paulo na capital através deste link até o número necessário de respostas ser atingido.
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