O prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, assinou decreto que passa a considerar oficialmente o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) como complexo de saúde. A cerimônia aconteceu no Instituto Central do HC e contou com a presença da diretora da FMUSP, professora Eloisa Bonfá.
Embora operante há 80 anos, somente agora o Hospital das Clínicas foi categorizado pelo poder público desta forma. “O conceito estava tão enraizado que ninguém se preocupou em atestar isso”, apontou Bonfá. De acordo com a diretora, este é um reconhecimento importante para o centro hospitalar “que acolhe a saúde de São Paulo”.
Para além do nome, o projeto visa possibilitar a ampliação da infraestrutura disponível no HC. A identificação como complexo de saúde permite o aumento do aproveitamento do espaço, retira o limite de altura das edificações e autoriza a realização de qualquer atividade médica, não mais restrita às assistenciais. “É o mínimo para o maior complexo da América Latina”, declarou a secretária de urbanismo da cidade, Beth França.
O plano conduzido pela Prefeitura de São Paulo dispõe sobre as primeiras medidas práticas para promover melhorias na área do Hospital. Entre elas está a requalificação da Avenida Ernesto Aguiar, que cruza a parte interna do complexo. A promessa é que haja modificação nas calçadas para permitir a ampliação da circulação de pedestres e o melhor tráfego de veículos.
O superintendente do HC, Antônio José Pereira (Tom Zé), agradeceu a parceria com o governo municipal e comentou o projeto de otimização do espaço. “Nada mais justo dentro do serviço que prestamos à sociedade paulista e brasileira, é uma cidade dentro de uma cidade”. Ele ainda destacou a importância no enterramento dos fios e a retirada de postes, outro compromisso assinado no decreto.
Ricardo Nunes, por sua vez, fez questão de exibir o contrato com a Enel, responsável pela parte elétrica, e garantiu que cobrará a empresa por celeridade no processo. “Onde passar, mostrarei o contrato e realizarei a obra”. O mandatário também valorizou o projeto no HC, com elogios à equipe responsável. “Com este passo, podemos fazer algo para o presente e para o futuro”.
Faça um comentário