Crianças de escolas públicas de Minas Gerais são atendidas em projeto social da USP

Projeto social contribui para o mapeamento de dados de saúde. [Imagem: Divulgação/Bruna Mota]

Entre os dias 22 e 28 de outubro, alunos da Faculdade de Odontologia (FO) da Universidade de São Paulo (USP) estiveram na cidade de Cristina (MG) para realizar atendimentos odontológicos em crianças de escolas públicas e ensinar a importância da prevenção de doenças bucais. A iniciativa faz parte do Projeto Sorria pro Bem. “Pude enxergar a odontologia com outros olhos”, conta Bruno Zanesco, aluno do último ano de graduação que participou como voluntário. 

O projeto existe desde 2016 e é uma parceria entre a USP e o município de Cristina, que conta com a contribuição de alunos, professores e dentistas da FO. As crianças passam primeiro por um exame clínico geral, etapa em que são identificadas as necessidades específicas de cada uma. Além disso, com atividades lúdicas e educativas, elas são ensinadas sobre como fazer uma escovação adequada, ter cuidados com os dentes e uma boa alimentação. Cerca de 900 crianças de sete escolas, uma creche e uma unidade da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) foram atendidas. 

Alunos da Faculdade de Odontologia realizaram procedimentos nas crianças. [Imagem: Divulgação/Bruna Mota]
Os estudantes da FO realizaram alguns procedimentos odontológicos, como a remoção de cáries e a colocação de um material que reduz o risco da doença. A retirada de dentes de leite que estavam atrasando a erupção dos permanentes e pequenas cirurgias também foram feitas. Em situações mais críticas, os casos foram encaminhados para a Unidade Básica de Saúde (UBS) do município, a fim de seguir com o tratamento. Todas as intervenções são autorizadas previamente pelos pais ou responsáveis. Por ser a sexta edição, os moradores da cidade já conhecem o trabalho desenvolvido e veem com bons olhos a ação.

Todos os dados mapeados ao longo da semana do projeto são direcionados, ao final, à Secretaria de Saúde da cidade, que pode entender por meio das informações obtidas quais são as necessidades em saúde bucal de parte da população. “Isso muda a lógica de atendimento que o município pode oferecer a partir de um projeto como esse”, explica Maine Skelton, professora da FO e que acompanha as atividades do Sorria pro Bem desde 2022.

Prevenção é a chave

Zanesco enfatiza que parte do projeto está voltado para a educação bucal e que a chave está na prevenção das doenças. ‘’Focando nisso, não precisaríamos de tantos procedimentos. E isso eu vou levar até o final da minha carreira, porque esse é também o nosso papel: prevenir”, conta. “Nós não somos um projeto assistencialista, então fazemos o acompanhamento todos os anos dessas crianças”, esclarece a aluna Nayara Fleury. A iniciativa tem foco em ensinar as crianças a escovarem os dentes e entenderem a importância da ação. 

Maine explica que a ação é uma oportunidade para os alunos da Faculdade de Odontologia desenvolverem habilidades comportamentais ligadas a liderança, administração de conflitos e tomadas de decisão, que muitas vezes a sala de aula não consegue oferecer. “Somos imersos em uma realidade da odontologia que não estamos acostumados, é uma cidade carente se tratando de saúde bucal”, disse Zanesco. Ele explica que foi um momento em que trabalhou com materiais e recursos limitados, em comparação à realidade vivida na Universidade. 

O Sorria pro Bem é desenhado, pensado e desenvolvido inteiramente pelos estudantes. Os docentes são responsáveis pelo papel de intermediadores que avaliam as atividades desempenhadas. “Vejo o compromisso e o empenho de cada um dos participantes desse projeto, a dedicação e o carinho com as crianças”, conta Maria Elizabete Cardoso Calderucci, diretora de uma das escolas atendidas. “É um projeto muito bonito, a gente se diverte muito, cria amor e carinho pelas crianças”, relata Zanesco.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*