Parceria internacional da EE USP promove o cuidado à saúde baseado em evidências científicas

Objetivo é fazer conhecimento científico chegar mais rapidamente ao atendimento clínico

JBI promove um atendimento a saúde baseado nas evidências mais recentes e concretas sobre o assunto [imagem: divulgação/ pixabay]

Há 14 anos, a parceria entre a Escola de Enfermagem (EE) e o Hospital Universitário (HU), ambos da Universidade de São Paulo (USP), e o Instituto Joanna Briggs (JBI) está contribuindo para a propagação de práticas de enfermagem baseadas em evidências científicas. A JBI é composta por cerca de 80 grupos afiliados e centros de excelência ao redor do mundo, sendo que, a unidade brasileira, desde 2016, é  o único centro de excelência da América do Sul. O objetivo central desta parceria é facilitar a transferência do conhecimento produzido na pesquisa para a prática profissional. 

A professora da EE, Vilanice Püschel, atual diretora do Centro Brasileiro para o Cuidado à Saúde Baseado em Evidências (JBI Brasil), explica que pode demorar de 17 a 20 anos para que as pesquisas produzidas em estudos primários possam chegar à ponta de atendimento. Dessa forma, as práticas desenvolvidas pelos profissionais da saúde ficam defasadas em relação aos novos estudos. “As pessoas não se atualizam, não consomem evidências e o JBI vem com esse movimento de ser um líder global no cuidado e saúde baseada em evidências fornecendo recursos de alta qualidade para melhorar a prática lá no ponto de atendimento e melhorar os resultados em saúde.”

Importância das práticas científicas 

Durante o início da pandemia de Covid-19, a ausência de conhecimento sobre a doença dificultou o tratamento dos infectados. Muitos medicamentos foram testados, algumas hipóteses foram feitas, em alguns casos, os testes finais mostraram que se tratava de um efeito placebo, como foi o caso da cloroquina e da ivermectina. Porém, outras terapias se mostraram mais bem sucedidas, como as vacinas. A diretora afirma que hoje temos evidências robustas acerca da Covid-19, as quais são provenientes de diversas pesquisas e revisões sistemáticas. “A evidência é sintetizada com base em revisões sistemáticas, que são publicadas em sumários de evidências, um documento o qual mostra a melhor evidência disponível para a tomada de decisão do profissional”. 

A JBI Brasil oferece cursos para os profissionais da saúde aprenderem como buscar as melhores evidências produzidas na universidade e nos centros de pesquisa e transpor isso para o cotidiano hospitalar. Atualmente, o centro brasileiro oferta os cursos Comprehensive Systematic Review Training Program e Evidence Implementation Training Program, com novas turmas disponíveis a partir de agosto de 2023. 

Além dos cursos ofertados pela JBI, a parceria com a Escola de Enfermagem conta também com duas disciplinas ofertadas na pós-graduação, para alunos da USP e alunos especiais (de outras universidades). Já o Hospital Universitário, essencial para a formação dos futuros profissionais da saúde, conta com a base de dados da JBI e possui três programas de residência com metodologia voltada para implementação de conhecimento científico no tratamento dos pacientes atendidos.  

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*