Simpósio de Biologia Marinha do Cebimar traz temática de conservação dos oceanos

São Sebastião sedia o evento em novembro de 2023 com apresentação de painéis, palestras e mesas redondas

Simpósio de Biologia Marinha no Cebimar-USP, em São Sebastião, 2015 [Imagem: Reprodução/Galeria de Imagens Cebimar-USP]

Em 2017, a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, de 2021 a 2030, numa iniciativa de mobilizar a população mundial para a preservação da saúde dos oceanos. Dentre os principais agentes está a comunidade científica, que além de contribuir com as pesquisas, devem buscar parcerias com os setores público e privado e realizar divulgação científica para promover a conscientização ambiental. 

Nesse sentido, diversos eventos científicos têm trazido pautas sobre a conservação da vida marinha, como o 21º Simpósio de Biologia Marinha, o qual será realizado pelo Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (Cebimar-USP), de 27 a 30 de novembro de 2023.

Nesta edição do evento, serão abordadas três grandes áreas de pesquisa da biologia marinha: ecologia e fisiologia; sistemática e evolução; conservação. “Deixamos um dia para conservação por entender que estamos na Década dos Oceanos e é necessário uma atenção especial. Precisamos de compromisso por parte dos governos e pesquisas de todas as áreas tem afinidade com essa temática”, afirma Hudson Pinheiro, pesquisador do Cebimar-USP e coordenador do simpósio. 

Simpósio de Biologia Marinha, realizado em 2015 [Imagem: Reprodução/Galeria de Imagens Cebimar-USP]
O principal objetivo do evento é difundir as pesquisas feitas pelo Cebimar-USP entre os pesquisadores associados, portanto, seu público é majoritariamente acadêmico. Entretanto, Pinheiro ressalta a importância da participação dos poderes públicos. “Nossas pesquisas são feitas em São Paulo, produzimos dados locais, atuais, sobre o estado de saúde dos ecossistemas. Através de um evento como esse, essas informações podem ser rapidamente assimiladas pelos órgãos gestores”. 

Sediado em São Sebastião, o evento conta com a apresentação de painéis, palestras e mesas redondas. “Os três dias de atividades, com certeza, são uma imersão científica na biologia marinha”. 

Para a comunidade científica, em especial os estudantes, a participação no simpósio possui inúmeros benefícios. “É uma chuva de ideias e de novidades que você tem em poucos dias. É muita informação, uma possibilidade de aprendizado enorme”, afirma Pinheiro. Além da oportunidade de apresentarem seus trabalhos e conhecerem outros laboratórios e cientistas, os estudantes podem fazer parcerias para bolsas de pesquisa ou até mesmo conseguir vagas de emprego.

Para além da academia 

Por reunir diversos cientistas, de locais e linhas de pesquisas distintas, o ambiente ainda permite a formação de conexões e surgimento de ideias inesperadas. “Você, no dia a dia, acaba ficando no seu laboratório e, muitas vezes, não sabe o que o colega de outro laboratório está fazendo. Então, quando você coloca todo mundo na mesma sala para discutir ciência, abre muito mais os horizontes”.

Nessa ocasião, a troca de informações e contatos não é realizada somente nos ambientes formais de produção de ciência. Para além dos laboratórios, salas de aula e estação de campo, o Instituto conta com alojamentos, que oferecem vagas para os participantes durante o evento. Essa infraestrutura permite que a imersão científica vá além do espaço físico acadêmico, tornando possível uma conversa de caráter científico durante até mesmo uma xícara de café. 

Imagens do Simpósio de Biologia Marinha, realizado em 2002 [Imagem: Reprodução/Galeria de Imagens Cebimar-USP]
Pinheiro cita um dos benefícios dessa dinâmica a quebra do estereótipo do ambiente científico como algo rígido e pouco acolhedor. “É um momento de integração, de troca, formação de parcerias, reencontros, um momento especial. Acho que as palavras-chave são colaboração e aprendizado. É um ambiente amistoso, caloroso, queremos bater um papo”.  

Para mais informações sobre o calendário do evento, bem como o local para submissão de trabalhos, basta acessar este link

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*