
Organizado por estudantes de Artes Cênicas das universidades públicas paulistas — USP, Unesp e Unicamp, conhecidas como “instituições primas” — o ETU, criado em 2015, é um espaço de convivência, intercâmbio e valorização da diversidade artística no contexto universitário.
A programação inclui apresentações, debates e reflexões sobre os processos criativos desenvolvidos nas instituições de ensino. A iniciativa surge da necessidade de diálogo entre diferentes espaços formativos, com o objetivo de fortalecer redes e pensar coletivamente as urgências contemporâneas da área.
De forma inédita, a edição de 2025 contará com a participação de outras universidades públicas do Brasil. Neste ano, participarão do encontro a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). As três instituições tiveram espetáculos aprovados para se apresentar em São Paulo. Outros dois projetos foram selecionados como suplentes caso algum deles não aconteça — um, também da UFBA, e outro da Universidade de Brasília (UnB).
A 9ª edição do ETU contou com o maior número de inscrições da história do projeto. Foram 90 propostas recebidas em diferentes categorias como “Espetáculos”, “Abertura de Processo”, “Cenas Curtas” e “Outros formatos” – que contemplam performances, instalações, desmontagens, intervenções, ações e oficinas.
Além das apresentações, o evento promove momentos de debate e experimentação entre estudantes, professores, artistas e o público em geral, estruturados em três formatos principais. O Encontro-Prosa consiste em mesas teóricas com convidados, voltadas à discussão de temas relevantes no contexto universitário. Já o Encontro-Ação propõe atividades práticas baseadas nos conteúdos desenvolvidos nos espaços de formação. Por fim, o Ponto de Encontro, diferentemente do Encontro-Prosa, assume um formato de debate horizontal, com falas compartilhadas entre estudantes.

8ª edição do ETU. Foto: Larissa Camargo
A programação tem início nos dias 29 e 30 de julho, na Unesp – câmpus da Barra Funda, em São Paulo. As atividades acontecerão em locais como os Teatros Reynuncio Lima, Maria de Lourdes Sekeff e o Circo da Barra.
De 31 de julho a 3 de agosto, o evento ocorre na Cidade Universitária da USP, com atividades em diversos espaços: o Departamento de Artes Cênicas (CAC), o Teatro da Universidade de São Paulo (TUSP) – tanto no Butantã quanto na unidade da Rua Maria Antônia – o Teatro Semi-Arena da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), a Praça do Relógio e a Escola de Aplicação da Faculdade de Educação (FE).
Seguindo o cronograma, nos dias 4 e 5 de agosto, o encontro será sediado pela Unicamp, com programação em espaços variados do câmpus, como o prédio da Associação de Docentes da Unicamp (ADUnicamp), o Espaço Cultural Casa do Lago, o Centro de Memória (CMU), o Auditório e o Teatro de Arena do Instituto de Artes (IA), entre outros.
O ETU é aberto ao público em geral, com limite de vagas para alguns espetáculos e mesas. Os canais oficiais de comunicação do encontro são o perfil no Instagram (@encontrodeteatrouniversitario) e o e-mail encontrodeteatrouniversitario@gmail.com, destinado ao contato com a organização.
Faça um comentário