
Em março de 2023, Vivian Pedrinelli, orientada por Márcio Antônio Brunetto, analisou em sua tese de doutorado em Clínica Veterinária, que foi apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, os valores nutricionais de alimentos caseiros utilizados em dietas de animais domésticos.
A adoção de receitas caseiras para a alimentação de pets é um dos muitos fenômenos que surgiram com o ápice das redes sociais. Influenciadores compartilham suas receitas e os donos de pets copiam acreditando estar ajudando na saúde de seus animais. “Esse acesso às informações de redes inclui o chamado ‘terrorismo nutricional’, também visto na nutrição humana. Muitas pessoas são levadas a trocar o tipo de alimento por desinformação ou pressão social, e nem sempre pensando apenas na melhor opção para o seu animal”, explica Vivian.
A pesquisadora aponta também que tais receitas podem acabar não beneficiando os animais que as consomem. “Avaliando esses alimentos, observa-se a contaminação por diversos metais tóxicos como alumínio e mercúrio”, explica a veterinária. “Também se observa deficiência de minerais, principalmente cálcio, fósforo, zinco e ferro. Além de ácidos graxos essenciais para cães e gatos como o ácido linoleico e ômega 6”, completa.
Vivian diz ainda que, em casos pontuais, a escolha por dietas caseiras podem sim ser a escolha certa para os pets. “É válido em casos que existe a necessidade. Por exemplo, em animais que têm carências específicas para as quais não há alimentos comerciais que atendam”, explica. “Também podem ser incluídos em tratamentos de reações adversas a certos alimentos. Ou até para melhor controle de nutrientes, como em casos de obesidade”, completa a pesquisadora.
Mesmo que existam casos em que a dieta caseira seja uma opção viável, a veterinária faz um alerta: “sempre deve ser procurado um profissional capacitado a fazer esse tipo de alimento, pois sua formulação é complexa”. Vivian completa: “receitas de alimentos da internet ou de fontes não profissionais, não devem ser utilizadas”.
Faça um comentário