Evento do Instituto de Estudos Avançados promove debate sobre investimento privado em projetos da Universidade

Organizado pelo IEA-USP, o seminário trouxe representantes de instituições filantrópicas e pesquisadores para um debate sobre o alcance do conhecimento científico

(Gabriel Carvalho/AUN)

O Instituto de Estudos Avançados da USP realizou, no último dia 16, o seminário “Filantropia Encontra a Ciência”, que contou com a participação de Joseph Betancourt, professor de medicina da Universidade de Harvard e presidente do Commonwealth Fund, fundação privada dos Estados Unidos que visa “promover um sistema de saúde de alto desempenho que alcance melhor acesso, melhor qualidade e maior eficiência, especialmente para os mais vulneráveis da sociedade”, segundo o site oficial da instituição.

Durante a abertura do evento, Carlos Carlotti Júnior, reitor da Universidade de São Paulo, comentou sobre os fundos patrimoniais da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária, e da Escola Politécnica (conhecido como “Amigos da Poli”), ambos destinados para investimento privados que financiam projetos dos dois institutos. Carlotti endossou as doações de instituições privadas, afirmando que são “doações livres” – sem imposições sobre as pesquisas realizadas – mas que as empresas ainda “teriam voz” nas decisões tomadas.

O “Amigos da Poli”, conta com mais de dez mil apoiadores – entre pessoas físicas e empresas – e mais de R$50 milhões em patrimônio. Em 2022, o fundo foi responsável por patrocinar mais de 30 projetos, nas áreas de pesquisa científica, startups, ensino e cidadania.

O fundo patrimonial da FEA tem mais de R$1,5 milhão arrecadados, e já apoiou mais de 600 pessoas. Investe principalmente em incentivos para intercâmbio, conservação do acervo da faculdade, fomento de pesquisas e extensões, incluindo o cursinho FEAUSP, cursinho pré-vestibular criado em 2000 e gerido pelos alunos da FEA.

Amâncio Jorge de Oliveira, vice-diretor do Museu Paulista (popularmente conhecido como Museu do Ipiranga), também esteve presente no seminário e comentou sobre a filantropia para além das ciências exatas. Em entrevista à Agência Universitária de Notícias (AUN), exemplificou ações do museu que contaram com o investimento de parceiros privados. “Toda a área de conservação é passível de financiamento. O Bank of Boston [banco privado norte americano, que no Brasil é gerido pelo Itaú], por exemplo, financiou a restauração do quadro ‘Independência ou Morte’”.

O quadro, pintado por Pedro Américo em 1888, levou seis meses para ser restaurado, em preparação para a reabertura do Museu – fechado para reformas em 2013 – durante o bicentenário da Independência, em 2022.

O vice-diretor explicou que a maior parte dos financiamentos privados gira em torno da área de conservação por ser uma área que exige muita tecnologia, e por consequência geram muita pesquisa. “Esse tipo de pesquisa ajuda inclusive para a conservação de outros acervos, pois os resultados publicados podem ser replicados em outros museus”.

No entanto, Amâncio citou também a diferença de investimento em pesquisa histórica, pelo que ele chamou de “lógica da contrapartida”. “Quando se tem um financiador, ele quer saber como que fica a marca da sua empresa naquela pesquisa. Agora uma pesquisa histórica, a menos que você publique um livro ou algo assim, é difícil fazer essa associação”.

Segundo Betancourt, as parcerias internacionais do fundo, que contam com financiamento de pesquisas, investimento em instituições de ensino, palestras e seminários, servem tanto para promover avanços na saúde ao redor do globo – como foi o caso do exame papanicolau, cuja pesquisa teria recebido financiamento do Commonwealth Fund – e auxiliam no aprimoramento do sistema de saúde dos Estados Unidos.

Fundada em 1918 por Anna M. Harkness, viúva de Stephen V. Harkness, fundador e um dos maiores investidores da Standard Oil – empresa estadunidense de petróleo – o Commonwealth Fund conta hoje com mais de US$840 milhões, dos quais US$50 milhões foram arrecadados durante a direção da família Harkness.