Criado há duas décadas por um grupo de estudantes de pedagogia da FE, o Laboratório Experimental de Arte-Educação & Cultura, conhecido como Lab_Arte, consolidou-se como uma referência na integração entre docência, pesquisa e extensão universitária. Oficializado como laboratório em 2006, o Lab_Arte também é um grupo de pesquisa certificado pelo CNPq que contribui significativamente na formação de professores e pesquisadores. Desde sua fundação, o Laboratório influenciou a produção de 51 teses e dissertações.
Coordenado pelos professores Marcos Ferreira Santos e Rogério de Almeida (desde 2016), o Lab_Arte surgiu para preencher uma lacuna de espaço e tempo dedicados ao estudo da arte e suas expressões na estrutura curricular do curso de pedagogia. O Laboratório estrutura-se em núcleos de vivência e experimentação destinados a estudantes da Universidade, professores da rede pública e comunidade externa, o que o torna um importante espaço para atividades de extensão, estágios e apresentações artísticas e científicas.
Luciano Ferreira Alves, professor do Lab_Arte, formado em artes cênicas e direção pela Escola de Comunicação e Artes da USP, é um dos nomes que impulsionam as atividades do Laboratório. Mestre e doutor pela FE, ele é um dos proponentes da oficina Videogame: cultura e processos educativos, realizada às quartas-feiras, das 18h às 19h30, no primeiro semestre de 2024.
A trajetória de Alves nas oficinas começou em 2005 e ele conta como a troca de experiências e vivências reacenderam sua paixão pelo ensino e desenvolvimento como artista. “Foi muito bonito e foi o que me cativou para voltar à sala de aula, agora como um proponente, mediador ou facilitador”, afirma.
Antes de coordenar a oficina de videogames, Alves liderou a oficina Arte & Sagrado entre 2018 e 2019, focada na cultura religiosa afro-brasileira através de um viés artístico e lúdico. A atual oficina de videogames, iniciada no segundo semestre de 2022, promove debates e atividades que engajam os participantes a partir da interação, imersão e ludicidade.
“A dinâmica das oficinas é bastante autônoma. Por mais que o proponente chegue com alguns encaminhamentos, os participantes se apropriam (ou não) das propostas e as direcionam de acordo com suas ideias, vontades, inquietações. O Lab_Arte surgiu de uma demanda [de quatro] graduandas em pedagogia em 2004 por um espaço de vivência e experimentação artística, e segue existindo graças a esta demanda”, explica.
O professor afirma que o formato das oficinas permite mais espaço para a condução dos estudantes e dos convidados. Como exemplo, ele conta a história de uma estudante que apresentou aos participantes uma extensa e minuciosa explicação acerca do jogo Fortnite. Outro momento destacado pelo professor foi a promoção de debates sobre a inclusão de gênero no mundo dos jogos, em que tiveram a oportunidade de conversar com uma desenvolvedora de games que compartilhou suas experiências enquanto mulher trans na profissão.
A oficina Videogame: cultura e processos educativos terá continuidade no segundo semestre de 2024, das 18h às 19h30, em dia a ser definido. As inscrições são feitas pelo e-mail lab_arte_games@outlook.com.
Além dessa, o Lab_Arte oferece uma variedade de outras oficinas, tanto online quanto presenciais, com um total de 10 professores por semestre. Atualmente as atividades propostas ocorrem de segunda a sábado, no Auditório Helenir Suano (sala 130) da FE e nos espaços do Cala Boca Já Morreu e Trecho 2.8., coletivos externos à Universidade que são parceiros do Laboratório. Todas as atividades são gratuitas.
Conheça o Lab_Arte:
Instagram: https://www.instagram.com/lab_arte.feusp
Facebook: https://www.facebook.com/labarte.feusp
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