Edição especial do “Festival Pé Dentro, Pé Fora” traz espetáculos criados na ECA

Cia Banzé. Foto: João Maio

Em 2025, a Casa Livre retoma o Festival Pé Dentro, Pé Fora, idealizado pela Cia.Livre como parte de sua proposta pedagógica-artística. Criado para dar visibilidade a grupos em processo de profissionalização, o festival teve suas primeiras edições entre 2014 e 2017. Agora, o evento volta a reunir espetáculos oriundos do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da USP. Quem assina a produção é Julia Zilio, aluna de graduação da instituição.

Neste ano, os grupos Cia Gelo Seco e Cia Banzé, formados  durante a disciplina de Ateliê II – realizada no segundo ano do curso –, foram convidados por Cibele Forjaz, professora da ECA, fundadora da Cia.Livre e da própria Casa Livre. A proposta do festival é justamente essa: abrir espaço para montagens universitárias que queiram seguir em circulação, oferecendo uma oportunidade de temporada fora do ambiente acadêmico.

Na Escola, as apresentações costumam ser limitadas e realizadas ainda em fase de experimentação. Já no festival, os grupos têm a chance de aprofundar seus processos, experimentar a produção independente, cobrar ingressos e lidar com o público em um contexto profissionalizado. “É muito legal, porque é uma oportunidade de poder fazer [uma apresentação] fora da faculdade, experimentar, produzir” diz Tarsila Trevisan, integrante da Cia Banzé.

A Cia Gelo Seco apresenta Savana Glacial, peça escrita por Jô Bilac, que deixa em tensão as fronteiras entre realidade e ficção. Em um espaço doméstico repleto de imagens fragmentadas, o público é levado a experimentar a instabilidade do tempo, da narrativa e da identidade. “Tudo aqui é ficção”, diz um trecho da peça – menos a dor, essa permanece real.

Memórias Impressas, da Cia Banzé, parte da dramaturgia de Claudia Schapira para explorar o corpo-memória forjados pela socialização feminina em uma composição fragmentária, sensível e mutável. Em cada apresentação, o texto é refeito a partir de jogos, improvisações e relações estabelecidas em cena. Violências, desejos, recusas e afetos atravessam essa dramaturgia viva, em constante reinvenção.

Cia Gelo Seco. Foto: Leonardo Veras

A programação do Festival Pé Dentro, Pé Fora 2025 se estende por todos os finais de semana de junho. O espetáculo Savana Glacial, da Cia Gelo Seco, será apresentado nos dias 6, 7, 8, 13, 14 e 15 de junho — às sextas e sábados, às 20h, e aos domingos, às 18h. Já Memórias Impressas, da Cia Banzé, ocupa os dias 21, 22, 27 e 29 de junho, também com sessões às sextas e sábados, às 20h, e aos domingos, às 18h.

As apresentações acontecem na Casa Livre (Rua Conselheiro Brotero, 195, Barra Funda – SP). Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada), disponíveis pelas redes das companhias: @ciageloseco e @ciabanze.

Mais informações estão disponíveis no Instagram da Casa Livre: @casalivre_teatro.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*