Ciência e um novo olhar para o futebol

Trazendo a ciência como aliada, o pesquisador da Faculdade de Educação Física da USP (EEFE), Rene Drezner, promete mudar o jeito de se analisar futebol

A tecnologia é fundamental nas análises realizadas pelos clubes [Foto: Reprodução/Instagram @ricardopombosales]

O futebol é o esporte mais praticado e assistido do mundo. Apesar do saudosismo de alguns fãs, a popularidade da modalidade faz com que ela esteja sempre se atualizando. E um dos maiores aliados na modernização do esporte é a ciência, que está sempre colaborando com a sua evolução. Nesse campo, o tema da tese de doutorado intitulada “Análise do confronto entre equipes no futebol por sistemas dinâmicos categóricos” defendida por Rene Drezner mostra-se bastante revolucionária.

Para entender a inovação na proposta de Rene, é necessário antes compreender os problemas encontrados nos modelos de análise já existentes: “hoje existe uma grande quantidade de dados, muitas informações são extraídas dos jogos. Mas não existe nenhum modelo que estabeleça como fazer essa extração”, segundo o pesquisador. Ele completa, “Não existe uma explicação que mostre como o jogo se desenvolve, só tem o que é sucesso e fracasso dependendo dos critérios… é necessário que se considere, por exemplo, de que forma e em que região do campo são realizados os passes e não apenas o número total de passes completados”.

Basicamente, os modelos de análise atuais não conseguem estabelecer o contexto das ações objetivas que são realizadas, e é isso que Rene promete mudar. Seu objetivo é focar nas ações que podem alterar o contexto do jogo de forma positiva ou negativa, não se limitando aos atos de quem está com a bola. “Em uma desmarcação sem bola, a ação de cobertura feita por um defensor pode mudar o contexto do jogo”, exemplifica o pesquisador.

Em uma era dominada pelas apostas esportivas, a pesquisa visa fugir desse escopo, apesar de sua possível aplicação no meio. Rene já tem o público-alvo de sua tese bem estabelecido. “Quero oferecer uma ferramenta para os técnicos e analistas de desempenho entenderem melhor o jogo através da análise que estou propondo. A partir daí, eles vão poder fazer correções para otimizar o desempenho dos atletas e do time de uma maneira geral”, direciona Rene.

Trazendo a democratização de conhecimento para o jogo, um dos grandes problemas dos métodos científicos mais avançados é a falta de acessibilidade. Por ser algo bastante complexo, o trabalho de Rene, que por enquanto é apenas teórico, não poderá ser compreendido por pessoas que não tenham alguns conhecimentos prévios do universo esportivo. Entretanto, ele garante que o modelo será acessível e que qualquer um que se dedicar o suficiente para entender a proposta, vai passar a assistir futebol de uma maneira completamente diferente. 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*