Mistura em pó para sorbet de morango surge como alternativa de alimento prático e saudável

A formulação desenvolvida por pesquisadora da USP visa promover o consumo funcional sem perder os valores nutritivos

Sorbet de morango

Em um mundo cada vez mais dinâmico, as pessoas buscam formas de tornar o consumo de alimentos mais prático. Mesmo que as opções sejam por industrializados, existe uma preocupação crescente acerca da alimentação saudável e nutritiva. Foi pensando nisso que Caroline dos Santos Lima, nutricionista e mestra em ciências pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP desenvolveu em seu mestrado uma mistura em pó para sorbet de morango.

Ela conta que a ideia surgiu por conta da linha de pesquisa do laboratório de sua orientadora, a professora Suzana Caetano da Silva Lannes: “O laboratório tem como especialidade o desenvolvimento de formulações alimentícias com alto teor lipídico, como chocolates, sorvetes, margarinas, maioneses, bolos, biscoitos e pães.” 

O sorbet se diferencia do sorvete por não ser produzido com produtos lácteos, como leite, leite condensado ou creme de leite. Ele possui um baixo teor de gordura e mais frutas do que um sorvete tradicional. “A formulação visa atender consumidores que possuam intolerância à lactose, alergia a proteína do leite de vaca, ou que sejam adeptos a dietas flexíveis, vegetarianos, veganos e diabéticos”, explica Caroline.

O principal objetivo da fórmula foi desenvolver um sorbet suave e macio, que fosse bem sucedido no sabor, mas que também se destacasse pelos benefícios nutricionais e pela praticidade no preparo e consumo. A tecnologia e os estudos realizados foram determinantes para a formulação em pó, que cumpre essas qualidades e é utilizado como intermediário na elaboração do alimento.

Foram realizados dois testes para aferir a versatilidade da fórmula. “Desenvolvemos duas formulações, uma com sacarose e outra com edulcorante, e concluímos que essa substituição não alterou a estrutura e possibilitou ainda futuras modificações e alterações na formulação”, relata.

O produto surge como inovador, visto que não há nada semelhante no mercado. “O diferencial da mistura é que além de um processo de secagem (liofilização) que preserva todos os componentes nutricionais dos alimentos selecionados para a formulação, ainda usamos uma fibra solúvel para agregar textura e contribuir com o valor nutricional.” 

Os resultados de todas as análises mostraram-se satisfatórios. “O sabor ficou muito característico e preservado do morango, já que a liofilização nos permitiu uma secagem eficiente e com todo o sabor e componentes estruturais preservados. A estrutura se mostrou muito macia e cremosa, garantindo uma boa sensação na boca”, indica.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*