Novo Museu do Ipiranga prioriza acessibilidade e promove reflexão crítica

Após 9 anos de reforma, o Museu do Ipiranga é reinaugurado na comemoração do bicentenário da Independência

Imagem da frente do Museu do Ipiranga.
Restauração do Museu mantém o aspecto externo e o possível do interno da estrutura. [Imagem: Arquivo Pessoal/Maria Vitória Faria

Reinaugurado há poucos dias do bicentenário da Independência, o novo Museu do Ipiranga — ou Museu Paulista — volta a receber o público após 9 anos de reforma. Fechado em 2013 por instabilidades estruturais, foi construído em 1985 para ser um monumento à Independência, e, hoje, é o maior projeto da Lei Rouanet, segundo Amâncio Jorge de Oliveira, vice-diretor. Com o intuito de atrair o público, o acervo já conhecido foi analisado e exposto de forma a levar as pessoas a terem uma visão crítica sobre a história do Brasil. 

A demora para a reabertura, segundo o vice-diretor, deve-se às dificuldades logísticas de retirar as obras, colocá-las em lugar seguro e captar o dinheiro para a reforma. A restauração também encontrou empecilhos na adaptação do espaço, uma vez que um dos pilares do novo Museu é a acessibilidade. Transformar um espaço do século 19 em um ambiente composto por elevadores, escadas rolantes e rampas, sem danificar a estrutura externa e a visita imersiva do público, foi um desafio. 

O saguão de entrada e a escadaria estão exatamente da mesma forma que estavam na comemoração do centenário da Independência, em 1922: com imagens de D. Pedro I, de bandeirantes e governadores da monarquia. [Imagem: Acervo pessoal/Maria Vitória Faria]
Divididas em dois eixos temáticos — “Para entender a sociedade” e “Para entender o Museu” — as 11 exposições buscam abranger as nuances acerca do monumento, das obras presentes, e da cidade de São Paulo. Mas, o principal atrativo, é a releitura feita sobre uma história já conhecida. 

Por meio de recursos multimidiáticos, as exposições promovem o pensamento crítico acerca de uma história que já não diz respeito ao Brasil de hoje, mas que fazia sentido em outro tempo. Em coletiva de imprensa no Museu, a educadora Denise Peixoto compartilhou com a AUN como, para ela,  “é essencial que o público faça perguntas, como: a que interesse as obras atendiam ao serem encomendadas e produzidas? Por que tais momentos foram representados assim? Por que o gênero de pintura histórica representa os personagens dessa forma?”.

A mesa multisensorial da escadaria, por exemplo, apresenta ao público a opção de assistir um vídeo explicativo sobre as intenções da decoração, as pinturas, as esculturas, os brasões e a sanca. Ao lado, contém a ampliação, que pode ser tocada, de um dos brasões, em que há leitura em braille. [Imagem: Acervo pessoal/Maria Vitória Faria]
A visita do público já é encaminhada, naturalmente, de forma cronológica e intercalando os eixos temáticos, o que possibilita uma visão ampla sobre sociedade e Museu. Especializado em cultura material, o Ipiranga também conta a história dos objetos que representam a sociedade ao longo dos anos, os quais estão expostos pelo Museu. 

Itens comuns à vida doméstica, como louças, eletrodomésticos, móveis, e adereços femininos, dos últimos 150 anos, dialogam com a constante mudança social, em específico, da cidade de São Paulo. Na comemoração do centenário de 1922, o então diretor do Museu, Afonso Taunay, encomendou pinturas e esculturas para narrar a história seguindo o que era a referência do momento, conta a educadora. 

Acervos pessoais da sociedade paulista ao longo dos últimos 150 anos também estão presentes entre as exposições. [Imagem: Acervo pessoal/Maria Vitória Faria]
Neste momento, a cidade de São Paulo foi colocada como protagonista da Independência, e, além de diversos itens artísticos sobre a emancipação, Taunay encomendou telas e maquetes da capital paulista. A evolução da cidade, a cafeicultura, as ferrovias e disputas territoriais envolvendo todo o estado também são abordadas e questionadas, assim como a figura do bandeirante, que, por muito tempo, foi entendido completamente como um símbolo de orgulho. 

Dessa forma, a estrutura fiel à montada por Taunay no início do século 20 possibilita ao público uma visão imersiva ao que era contado como história na época, ao mesmo tempo que essa mesma história é questionada pelo próprio Museu, que convida as pessoas a fazerem o mesmo. 

Para Denise, a possibilidade de apresentar diversas formas de interpretação é promover a visão decolonial, que pensa criticamente sobre o que comumente é aceito como a história verídica, mas que na verdade, são representações do passado, uma narrativa construída. “As exposições tentam mostrar para o público como essas imagens foram produzidas, reproduzidas, consumidas e inseridas no nosso cotidiano, quase que naturalizando o passado como se ele tivesse sido exatamente assim”, afirma a educadora.

Museu para todos

Garantir o acesso de pessoas com deficiência é uma das premissas do Museu. Para isso, todas as salas possuem mesas multissensoriais para serem tocadas, recriando diversas imagens e itens expostos, além de tradução para deficientes auditivos e cegos, em libras e em braille. “São mais de 3.700 unidades do acervo dispostas, 333 objetos multissensoriais e 70 audiovisuais”, explica Vânia Carneiro de Carvalho, professora e diretora do acervo do Museu. “Fizemos um investimento muito grande em acessibilidade para que o Museu não fosse apenas fisicamente acessível, mas também cognitivamente.”

 

A mesa multissensorial de frente para a tela de Pedro Américo possui recortes da pintura, explicados cada um detalhadamente, em alto relevo e com cores, para que o público possa tocar. Além disso, há a tradução em braille e audiodescrição. [Imagem: Maria Vitória Faria]
Os espaços destinados a acessibilidade também podem ser acessados por pessoas sem deficiências, uma vez que são por meio dessas telas que as explicações acerca dos itens expostos são passadas. Assim, vídeos contando a história dos objetos possuem, naturalmente, tradução automática em libras e com audiodescrição. Para Vânia, isso inverte um papel que é comum: pessoas com deficiência geralmente precisam adaptar conteúdos para acessá-los. 

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