GeoHereditas, projeto de geoconservação do Instituto de Geociências, traz tecnologias para fomentação do geoturismo

Projeto inicia estudo com tecnologias que podem formar imagens digitais em 3D de pontos de relevância científica e turística

Fotografia de um geotour. Imagem: Reprodução/GeoHereditas

O projeto Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo, um Núcleo de Apoio à Pesquisa do IGc, também chamado de GeoHereditas, está implementando novos modelos que virão para expandir ainda mais as funcionalidades do site. Além de ferramentas como navegação panorâmica em 3D e mapeamento de geossítios turísticos pelo litoral de São Paulo, a novidade agora é a utilização de tecnologias para construir modelos virtuais de pontos geológicos conhecidos.

Pico do Jaraguá com imagens em 3D. Imagem: Reprodução/GeoHereditas

A proposta é capturar imagens de formações geológicas digitalmente e usá-las para aproximar o usuário da experiência do lugar. “Uma formação rochosa pode ser desinteressante para uma pessoa fora da geociências, mas uma vez que a gente coloca isso em um modelo 3D e adiciona informações de ciência e história, o público pode ganhar interesse no assunto”, comenta Carlos Mazoca, especialista em geotecnologias.

A ideia é que isso contribua para que mais pessoas se aproximem da ciência e, posteriormente, até as incentive a ir no local, contribuindo para o turismo e aprofundamento de conhecimentos. “Nosso interesse é que ela sinta vontade de ir até lá. A pessoa aprende sobre geologia virtualmente e pode também visitar os lugares, conhecer melhor sobre as geociências e história”, explica Maria da Glória Garcia, pesquisadora do projeto.

A tecnologia é feita a partir da captura de imagens por drones e são hiper-realistas. “A resolução é tão alta que é possível estudar as formações virtualmente”, fala Maria da Glória, complementando que esses modelos digitais também podem servir para pesquisas profissionais: é possível que um estudioso possa analisar a dimensão, estrutura e até a composição da formação, tudo isso feito de forma virtual.

Fotografia de um geotour disponível no site. Imagem: Reprodução/GeoHereditas

Atualmente, estão disponíveis no site geotours pelo Pico do Jaraguá e em diversos pontos do litoral de São Paulo. A expectativa, porém, é que esse projeto possa ser ampliado, com locais no Ceará, Amazonas e outros pontos de São Paulo estando disponíveis futuramente. Além disso, é possível também acompanhar esse projeto na página do GeoHereditas no site SketchFab, onde pode-se encontrar modelos digitais avulsos, tanto de formações rochosas quanto de patrimônio construído.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*