Projeto interdisciplinar da USP junta educação e saúde para melhorar a postura dos jovens

Com site e aplicativo, projeto ensina crianças e adolescentes a terem uma boa postura

Tela inicial do site Coluna Feliz. [Imagem: Coluna Feliz]

Em 2018, docentes de três cursos de graduação da USP desenvolveram um programa multidisciplinar, o Projeto Educação em Saúde: Bons Hábitos Posturais – Coluna Feliz. Ele foi criado a partir do edital, da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da USP, Aprender na Comunidade, que buscava patrocinar projetos que apresentavam uma vivência interdisciplinar entre os alunos da graduação e que fosse voltado para a comunidade. O programa, então, integra o social, o acadêmico e o multidisciplinar.

A professora Sílvia Maria Amado João, do Departamento de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Fofito) da Faculdade de Medicina (FM) da USP, é a coordenadora do projeto e conta que “a ideia era fazer um site, em que pudéssemos colocar videos, informações, cartilhas e informativos sobre bons hábitos de postura. A ideia principal é de educação em saúde, algo educativo para as crianças, adolescentes e até material informativo para os professores usarem em sala de aula, pois é na infância que se adquire bons hábitos que podem ser levados para a vida adulta”.

De acordo com um estudo, realizado entre 2017 e 2019 e publicado em 2021, entre os jovens de 10 a 16 anos do Nordeste brasileiro há uma prevalência de 3,1% de Escoliose Idiopática do Adolescente (EIA) e de 63,7% de lombalgia. Acredita-se que uma criança que já apresenta dores nas costas, provavelmente será um adulto que também as terá. Contudo, a professora explica que o ideal seria a realização de um estudo longitudinal, em que a criança fosse acompanhada até a fase adulta, para analisar se a dor piorou ou não, e assim obter dados precisos.

A proposta com o programa era levá-lo para as escolas situadas na região do Butantã. Em 2019, três escolas aceitaram participar e foram realizados dois encontros: o primeiro, destinado aos professores, foi mais instrutivo e o segundo, destinado aos alunos, foi realizado dinâmicas.

Mas, em 2020, com a chegada da pandemia, a visita e a implementação presencial do projeto nas escolas precisou ser suspensa. Com isso, houve um direcionamento à elaboração e produção de material para o site Coluna Feliz que é destinado principalmente a pais, professores, estudantes ou pesquisadores, pois fornece gratuitamente uma gama de materiais envolvendo a questão da coluna. Alguns exemplos de materiais disponíveis são: Anatomia Humana, A Postura na Criança e Bons Hábitos Posturais.

Recentemente, foi lançado um aplicativo que tem como foco o público infanto-juvenil. Ele também tem os materiais já desenvolvidos disponíveis, mas apresenta, através de vídeos, dicas de como manter a boa postura, seja ao carregar a mochila ou usar o celular, além de uma opção para programar a realização de uma pausa para alongamento e de um teste para avaliação da postura do indivíduo. O app irá passar, em breve, por um processo de validação.

Além da professora Silvia, integram também a equipe as professoras Patrícia Jundi Penha da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) e Raquel Aparecida Casarotto (FM), da fisioterapia; o professor Arlindo Ornelas F. Neto do curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicação e Artes da USP (ECA) e o professor Luiz Jurandir Simões de Araújo do curso de Ciências Atuariais da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da USP (FEA). Junto a eles, cerca de nove estudantes compuseram a equipe através da bolsa de pesquisa.

Conheça o aplicativo: Android