Geologia e Minecraft: a expansão do universo das geociências para os jogos

Projeto desenvolvido por estudantes de graduação apresenta a geologia de uma forma lúdica e divertida

Capa do jogo Geoimmersion Geology Mod [Imagem: Geoimmersion]

O jogo Minecraft se tornou um fenômeno mundial e se expandiu de tal maneira que hoje também é usado como uma plataforma de ensino. Criado em 2009 pela Mojang que pertence à Microsoft, seu principal objetivo é estimular a sobrevivência no mundo coletando recursos de forma aventureira e criativa. No jogo, tudo pode ser coletado, transformado e reposicionado, e você pode construir qualquer coisa, como casas, castelos e monumentos.

Foi com base na performance do Minecraft que surgiu o projeto Geoimmersion Minecraft Mod, que incentiva as pessoas de dentro e fora do meio das geociências a aprender jogando. O projeto foi criado por alunos de graduação em Geologia do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc/USP), e teve como inspiração o projeto desenvolvido pelo Serviço Geológico da Suécia, o Better Geo.

O projeto é formado hoje por uma equipe de cinco membros, todos graduandos em Geologia, Matheus Troan, Felipe Trus (chefe artístico, criativo e de programação), Leonardo Thomaz Rimi (programação e ajuda criativa), Antônio Vitor Braga (arte), e Eduardo Zenko Taniguti (redator e tradutor). O orientador do projeto é o professor Paulo Boggiani.

De acordo com a equipe do Geoimmersion, o mod (jogos eletrônicos) é simples o suficiente para que pessoas que não conhecem nada de geologia aprendam os conceitos básicos e ao mesmo tempo complexo para ensinar pessoas com certo grau de conhecimento na área. “O mod foi incentivado para ir além de algo restrito a um projeto educacional, assim pessoas de fora do universo das geociências começaram a jogar e a aprender”, completa a equipe do Geoimmersion.

O mod tem como objetivo ensinar de forma divertida e abrangente que a geologia faz parte do cotidiano e é muito mais presente do que as pessoas imaginam. A equipe do Geoimmersion enfatiza que nem toda rocha é igual e que praticamente tudo à nossa volta veio de uma rocha, e essa conexão entre rocha, mineral e cotidiano, mostra por exemplo de onde veio o ferro usado nos talheres da cozinha, ou o cobre na fiação de casas.

Bioma Arenito: Formações de ferro em faixas nas falésias de um bioma de arenito [Imagem: Geoimmersion]

“Achava que as pedras eram todas iguais” ou “interessante que é assim que se consegue o ouro”, esses são alguns dos principais relatos que o Geoimmerson recebe. “Um dos pontos-chave do projeto é esse, ele não tem cara de aula: é divertido, lúdico e interessante. O conhecimento entra de forma tão orgânica que a pessoa nem percebe”, comenta a equipe Geoimmersion.

O projeto também busca expandir em longo prazo o entendimento da geologia pela sociedade, para que as pessoas tenham a percepção da importância e origem de vários materiais. Não somente isso, mas também incentiva a consciência ambiental, o uso sustentável dos recursos naturais, e enfatiza os impactos causados pela má gestão desses recursos.

Até o momento, o mod conta com mais de 1.400 downloads. “É muito gratificante ver as nossas ideias criativas se tornando reais no jogo e proporcionando conhecimento para as pessoas, atiçando a sua curiosidade em aprender mais”, comenta a equipe do Geoimmersion.

Para baixar o mod acesse: https://www.curseforge.com/minecraft/mc-mods/geoimmersion