Prêmio de melhor semana de calouros 2021 é dado à FMVZ

Todas as atividades foram realizadas na forma online devido à necessária proteção sanitária

Apesar da honraria ter sido dada à FMVZ, todas as unidades foram contempladas com uma menção honrosa (Foto: Roel Dierckens/Unsplash)

A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP (FMVZ) foi a vencedora do prêmio de Melhor Semana de Calouros 2021, concedido anualmente pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da USP.

O prêmio é dado para a unidade que conseguiu melhor organizar a recepção dos novos alunos, e proporcionar uma transição memorável e tranquila para os envolvidos.

“O desafio maior foi de associar a falta de contato presencial com o objetivo principal da Semana: proporcionar carinho, acolhimento, suporte e o sentimento de pertencimento aos ingressantes”, disse a PRG em relatório de campanha.

Ao se referir à FMVZ, complementa: “Conforto, acolhimento e um engrandecimento do início da carreira desses alunos foram palavras-chave que nortearam os trabalhos da Unidade.”

Apesar da honraria ter sido dada à FMVZ, todas as unidades foram contempladas com uma menção honrosa.

Semana de Recepção FMVZ

Para a semana de recepção da faculdade, foi criado um ambiente online para o acolhimento dos calouros. O tema da recepção foi sobre “bichinhos virtuais”, ou “tamagotchis”.

Mais importante que o tema, a faculdade equipe vencedora disponibilizou inúmeros brindes e surpresas para todos os alunos. Tanto aqueles que entraram pelo através do Sisu, quanto por meio da Fuvest, foram presenteados com um vale Ifood no valor de 30 reais, da primeira até a última lista de aprovados.

Alunos ingressantes também tiveram direito a uma revista especializada da área, que forneceu 200 exemplares físicos a serem entregues aos calouros quando as atividades presenciais puderem ser retomadas.

Além disso, a editora responsável pela revista também forneceu 15 assinaturas virtuais gratuitas de um ano para serem sorteadas entre a turma ingressante, bem como outras 80 assinaturas virtuais gratuitas por 6 meses para os que não foram sorteados.

Nenhuma atividade foi obrigatória, mas o ambiente criado foi tão positivo e acolhedor que muitos alunos se sentiram à vontade para ligar as câmeras, interagir com os veteranos e participar da dinâmica.

No mais, diversos jogos interativos, brincadeiras e atividades foram propostas e contemplaram os alunos e seus familiares. Um tour virtual foi disponibilizado para todos que não tiveram a oportunidade de conhecer o campus pessoalmente.

Por todos esses motivos, a reitoria afirmou: “Apesar das dificuldades impostas, atividades culturais, científicas, esportivas, sociais e recreativas fizeram parte de toda programação da Unidade. Dessa forma, a Semana realizada pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – FMVZ – contemplou plenamente os objetivos propostos pela Reitoria da USP por meio da Portaria GR-3143 de 10/12/98.”