Aluno da USP desenvolve projeto de veículo elétrico seguindo as normas da ONU

Durante o projeto, foram realizados testes de segurança para estudar impacto das colisões entre veículo e pedestres

Imagem de uma simulação, por computador, de uma colisão entre o veículo e um pedestre. [Fonte: acervo do docente]

O aluno de Mestrado Marcelo Duarte, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), com orientação do professor Marcilio Alves, desenvolveu o design de um veículo elétrico que segue as diretrizes de segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Comunidade Europeia, visto que essas normas são mais rígidas que as exigidas pela legislação de trânsito brasileira. Durante os estudos, foram realizados testes de impacto de colisões do veículo com pedestres seguindo as normas europeias, já que esses testes ainda não são obrigatórios no Brasil.

A ideia de desenvolver o design de um carro elétrico surgiu durante o Doutorado do aluno Anderson Lima, que integra o mesmo programa de Pós-Graduação de Marcelo, quando foi desenvolvido o primeiro protótipo material. Após o fim do Doutorado, o docente se tornou orientador de Marcelo, que deu continuidade ao projeto. “A ideia de desenvolver um veículo elétrico é baseada na falta, hoje, desse tipo de veículo aqui no Brasil”, explica Marcelo.

Para desenvolver o design desse veículo, o pesquisador precisou seguir normas específicas de segurança. “Para que esse projeto tenha validade, este precisa obedecer às normas de impacto”, acrescenta o estudante. Por isso, ele optou por seguir as diretrizes da ONU para a Comunidade Europeia, visto que estas englobavam mais condições de seguridade do que as vigentes no Brasil.

A ideia de testar os impactos de colisões entre os pedestres e o veículo surgiu a partir de uma palestra do professor Marcilio na Alemanha. Durante a apresentação, o docente foi questionado por um aluno alemão sobre os testes de impactos em pedestres no Brasil. A partir disso, Alves trouxe essa ideia para o Brasil, no qual ensaios de acidentes envolvendo pedestres e veículos ainda não são exigidos por lei. Em uma conversa com Marcelo, o orientador sugeriu que ele acrescentasse esses testes a sua dissertação.

Com isso, os pesquisadores submeteram o protótipo aos testes de impacto em acidentes com pedestres. Para avaliar a segurança do veículo nesse quesito, eles seguiram as normas da Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (UNECE, sigla em inglês), o método de avaliação de segurança automotiva europeia. Segundo os estudos do projeto, o veículo foi aprovado nos testes. “Ele é mais seguro que os carros que estão hoje em circulação no Brasil, porque atende a mais requisitos”, aponta o mestrando.

Imagem da simulação por computador de uma colisão entre o veículo e uma superfície. [Fonte: acervo do docente]
Em junho de 2021, Marcelo Duarte defendeu o seu Mestrado. Atualmente, ele e o professor Marcilio pretendem dar continuidade ao projeto no Doutorado do estudante. Os dois almejam desenvolver um protótipo de um carro elétrico urbano seguro em sua totalidade. Para isso, o projeto se tornará um trabalho de cooperação entre a Poli e os pesquisadores e os estudantes da Universidade Técnica de Munique (TUM, sigla em alemão).