Comunidade São Remo tem sua história publicada em site aberto

A iniciativa se deu pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP e teve apoio da ONG Alavanca

Fonte: www. saoremo.fau.usp.br

Foi lançado no começo deste ano um site que conta toda a história da Comunidade São Remo, localizada ao lado da Cidade Universitária, na Zona Oeste de São Paulo. O espaço virtual São Remo_FAUUSP é o produto final da disciplina de pós-graduação  AUP 5907 – “Intervenções no espaço informal das cidades brasileiras contemporâneas”, realizada no segundo semestre de 2017.

O sítio é a concretização da parceria entre a faculdade e a Alavanca Brasil, uma ONG fundada e localizada na comunidade sãorremana. A organização possuía um enorme acervo de jornais da comunidade, diários e atas antigas de reuniões da associação de moradores desde a década de 1970. Os pós-graduandos da FAU foram responsáveis por analisar e organizar esse material.

Foi pedido também para os alunos realizarem diversas visitas de campo para conhecer não só os espaços, mas as pessoas que ali vivem. Conversaram com os moradores de todas as idades, de longa ou pouca data, para entender como se relacionam e o que sentem sobre o espaço. Todos esses relatos, desde os periódicos às entrevistas com moradores e os relatos dos estudantes, foram publicados no site, respeitando a privacidade dos indivíduos.

Esse material serve, segundo a professora Maria de Lourdes Zuquim, para que os alunos repensem as formas de leituras dos lugares, revisando os critérios tradicionais e tornando-os mais humanizados e específicos para essa comunidade.  “Na disciplina se discute muito programas de urbanização. Na política pública, as formas de leitura dos lugares estão muito cansadas e frias”, disse a professora. A disciplina busca ensinar aos alunos como pensar novas formas de leitura, como as relações de afetividade, de história, memória, os novos agentes de liderança e a violência.

Fonte: www. saoremo.fau.usp.br

Em contrapartida, a construção do site é uma forma dos moradores da São Remo terem acesso a todo esse passado de luta e carinho que é muitas vezes esquecida. Além de demonstrar as qualidades que a comunidade possui e que são muitas vezes subestimadas também.

Neste ano, a parceria entre a professora Maria de Lourdes e o projeto Alavanca será renovada para alunos da graduação e da pós. Nesse processo, os alunos farão reconhecimentos de campo, visitas à comunidade, entrevistas com os moradores e oficinas práticas com as crianças do Alavanca, como leitura e montagem de mapas, atividades já existentes nos outros anos. Esse material e as teses tiradas a partir dele serão publicados no site http://www.saoremo.fau.usp.br/