Projeto de nova gestão na FEA pretende unir mundo científico ao mundo dos negócios

Departamento de Administração usa cursos e evento para melhorar vazão do conhecimento da USP

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Foto: Marcos Santos / USP Imagens

“A Faculdade de Odontologia da USP está entre as melhores do mundo. A pergunta é: a nossa saúde bucal em São Paulo está entre as melhores do mundo também?”, provoca o novo chefe do Departamento de Administração, Moacir de Miranda Oliveira Júnior. Seu projeto concentra esforços para aproximar a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da população paulista.

Oliveira acredita que grande parte do conhecimento gerado na universidade poderia melhorar a qualidade de vida da população ao gerar produtos e serviços. “O que nós queremos é estimular essa transferência de conhecimento e tecnologia, para responder melhor às expectativas da sociedade paulista que investe na USP”, diz o professor.

Nessa missão de melhorar a relação da Universidade de São Paulo com a população, o Mestrado Profissional em Empreendedorismo da FEA tem papel fundamental. Uma vez que os alunos possuem, como objeto de estudo, problemas reais de empresas a serem resolvidos. “Então esse é o primeiro nível, o mais básico, da transferência de tecnologia”, afirma o coordenador do mestrado, Marcelo Caldeira Pedroso.

O novo chefe de departamento acredita que seu projeto tem especial importância em um país cuja balança comercial é baseada em produtos de baixo valor agregado – as commodities -, como é o caso do Brasil. Pois, uma vez que altas tecnologias são desenvolvidas na USP, levar estes conhecimentos ao mercado gera mais receita para o país e cria novos empregos para mão de obra qualificada, que demanda altos salários.

Para transformar as invenções em produtos com viabilidade mercadológica – as inovações-, o Departamento planeja criar disciplinas compartilhadas voltadas para o empreendedorismo. Assim, uma parte da turma será composta por alunos da FEA e a outra parte por alunos de outros institutos da USP. “A gente acredita que, com essa união, podem surgir coisas imprevisíveis”, afirma o novo chefe do departamento.

Uma outra maneira de aproximar o ambiente científico do ambiente de negócios será através do evento SciBiz Conference. Com o lema science meets business (ciência encontra negócios), no próximo ano, a FEA receberá pesquisadores para apresentar os principais resultados de estudos na área de empreendedorismo e invenções para investidores.

Os professores esperam, no futuro, propiciar um ambiente, chamado de ecossistema, no qual as tecnologias se tornam comercializáveis. “Queremos pegar os elementos estudados em todas as áreas de concentração e colocar perspectivas de negócios. Tentar fazer com que isso traga valor para todos os envolvidos”, afirma Pedroso.