Pesquisadora analisa formação da identidade da arquitetura nacional

Após a apresentação na Universidade de São Paulo projeto está sendo desenvolvido nos Estados Unidos

Projeto busca analisar a formação arquitetônica nacional à partir do ponto de vista histórico. Imagem IEB/USP

Por Catarina Silva Ferreira – catarina.ferreirasilvs@gmail

O projeto da pesquisadora Ana Paula Koury busca analisar a formação arquitetônica nacional à partir do ponto de vista histórico. A dissertação parte do Brasil colônia, e vai até os dias atuais acompanhando a urbanização e a formação de uma identidade da arquitetura nacional. O projeto de Koury foi escolhido pelo programa Fullbright da Fapesp ( Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) em parceria com o governo norte americano. Hoje a pesquisadora atua como professora estagiária no The City College, em Nova Iorque, para dar prosseguimento à sua pesquisa.

“O que estou interessada em explicar neste projeto que desenvolvo no IEB [Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo] é a passagem de uma ideia de identidade nacional na arquitetura que está assentada no passado colonial e na tradição ibérica para uma ideia caracterizada pelo subdesenvolvimento econômico” afirma a pesquisadora a respeito de seu estudo. Koury também chama atenção para o fato de que características únicas da arquitetura nacional estão concentradas na periferia urbana  que recolhe grande parte da cultura rural e de várias regiões do Brasil produzindo uma espécie de “hibridismo cultural urbano”.

A arquiteta ressalta a importância de estudos anteriores no ramo, como os da década de 1960, “Há muitos estudos feitos neste período que podem ajudar a pensar o que vivemos hoje, nossa crise urbana atual, e a forma com que o planeta está se urbanizando neste milênio”. Aprender a partir desses estudos para aplicá-los em políticas de desenvolvimento que possam dialogar constantemente com políticas habitacionais se torna essencial para compreender a arquitetura nacional, ainda sob o ponto de vista de kouty.

Quando questionada a respeito de sua estadia no exterior e também dos rumos que a pesquisa tomou após sua saída do país a arquiteta conta que “O resultado foi tentar transformar de modo crítico as lições dos anos sessenta da crítica ao desenvolvimento em uma possibilidade de atuação no futuro.” A pesquisa realizada por Koury no exterior é resultado de uma pesquisa financiada pela Fapesp, que após ser aprovada concorreu em um edital binacional também da fundação para prosseguir.

Sob o título  “Da ‘brasilidade’ ao ‘subdesenvolvimento’, razões políticas da arquitetura moderna brasileira: uma reflexão sobre arquitetura moderna e o debate do desenvolvimento no Brasil  a tese de mestrado da estudiosa foi defendida no IEB.