USP Sustentabilidade promove atividades ecologicamente sustentáveis no Cepeusp

Programa pretende que estudantes, docentes e funcionários troquem conhecimentos em atividades que abordam desde alimentação saudável até energia solar.

Foto de entrada principal do Centro de Práticas Esportivas da USP
Imagem: Marcos Santos / USP Imagens

O Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) passou a abrigar o projeto-piloto chamado USP Sustentabilidade. Coordenado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, consiste em um laboratório para o desenvolvimento de atividades ecologicamente sustentáveis voltadas à educação ambiental.

Inicialmente, o projeto propõe atividades como meliponicultura (ou seja, a criação de abelhas nativas sem ferrão) e a manutenção de uma horta, que apresenta principalmente culturas de plantas medicinais e temperos – mas também possibilita o cultivo de verduras e legumes variados. A horta está relacionada a outra atividade prevista: o desenvolvimento de uma composteira para aproveitamento de resíduos vegetais.

E a alimentação não fica restrita à horta. O projeto também realiza atividades voltadas para o melhor aproveitamento de alimentos, consumo de plantas alimentícias não convencionais (as PANCs) e redução do desperdício na cozinha – temas que convidam o público a pensar no atual cenário de insegurança alimentar.

Foto de pessoas trabalhando em horta no Cepeusp.
Atividades do USP Sustentabilidade incluem o plantio de verduras e legumes em horta construída no Cepeusp. [Imagem: Marcia Regina Mauro / Divulgação PRCEU]
O USP Sustentabilidade também promoverá atividades que estimulem a utilização de energia solar, além de outras relacionadas à captação de água da chuva a partir de coberturas verdes em telhados e paredes – espécies de jardins, que também ajudam na regulação térmica de uma edificação.

O público-alvo do projeto é bastante amplo, segundo o professor Antonio Mauro Saraiva, coordenador-geral do projeto e coordenador do grupo de estudos Saúde Planetária do IEA. A ideia é que participem pessoas da comunidade USP (estudantes, docentes e funcionários), mas também da comunidade externa.

Saraiva afirma que há interesse especial dos organizadores do projeto em torná-lo disponível para crianças e para a terceira idade. O objetivo é que os participantes possam não só frequentar o Cepeusp e realizar as oficinas, mas também dividir conhecimentos prévios.

“O que motivou a criação do projeto foi a percepção de que existem muitas pessoas da comunidade USP fazendo atividades ecologicamente sustentáveis de maneira isolada”, explica o pesquisador. “Uma ação coordenada traz ganhos, porque podemos trocar experiências e aprender uns com os outros.”

A coordenação geral do USP Sustentabilidade é composta também por Thais Mauad, professora da Faculdade de Medicina da USP e coordenadora do Grupo de Estudos em Agricultura Urbana do IEA. 

Além disso, as atividades realizadas no projeto são coordenadas individualmente por professores da Universidade, especialistas das áreas abordadas – de nutrição à energia elétrica.

A iniciativa USP Sustentabilidade, que deve passar a ser um programa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), foi lançada oficialmente durante o 1º Congresso de Cultura e Extensão da USP – realizado de forma online em 25 e 26 de novembro de 2021. O site do projeto está em desenvolvimento e disponibilizará ao público informações como a agenda de atividades.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*