Jogo sobre maternidade nas ruas

Clínica Luiz Gama produz o jogo "Caminhando com elas: maternidade nas ruas" para promover maior sensibilização e proximidade acerca dos detalhes destas difíceis histórias

Os diversos lados da história moldam a experiência das mães em situação de rua e as crianças. Foto: Reprodução.

O grupo de Extensão e Pesquisa, da Faculdade de Direito da USP, Clínica de Direitos Humanos Luiz Gama possuía uma ouvidoria, a qual recebia denúncias sobre violações a direitos e ajudava a população em situação de rua de São Paulo a encaminhar as ocorrências. A partir dessa escuta foi observado, junto a Defensoria Pública, que era muito recorrente que mulheres em situação de rua tivessem seus filhos retirados delas ainda na maternidade, sob a justificativa de que estas ações são melhores para as crianças. 

Vendo de perto os acontecimentos, foi possível a produção de um relatório, com enfoque na sensibilização da sociedade e das autoridades para a situação. Olhar o lado da mãe e refletir sobre os acontecimentos do cotidiano dessas mulheres e das dificuldades enfrentadas por elas.

Baseado no relatório, recentemente a Clínica produziu o jogo Caminhando com elas: maternidade nas ruas, que surgiu como uma nova metodologia de ensino, para promover uma sensibilização maior sobre os detalhes destas difíceis histórias.

O jogo surgiu como uma tentativa de educar, de maneira didática, por meio da apresentação, aos jogadores, dos problemas reais do dia a dia dessas mulheres. Trata-se de um jogo de cartas, no qual a personagem principal, Lourdes, encontra diversos dilemas enquanto os acontecimentos desencadeiam outras possibilidades de final ou rumos na história.

Durante a partida, os jogadores podem escolher que caminho seguir, e discutir todas as possibilidades até tomar a decisão. Os elementos intrigantes da história trazem muita sensibilidade e atenção às questões da vida da personagem, e sempre faz com que o jogador se lembre de que, apesar de estar participando de um jogo, trata-se de um retrato de diversas realidades estudadas na Clínica.

A dinâmica é realizada em diversos locais, principalmente para pessoas do poder público de São Paulo, para expor e trazer a reflexão acerca da questão, além de apresentar o outro lado da história para os envolvidos. Como instrumento pedagógico, a Clínica criou, baseado em dados do relatório sobre maternidade nas ruas, uma forma de gerar empatia com um tema real e delicado como o das mulheres em situação de rua.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*