Projeto Jupiter é bicampeão em competição de aeroespacial

Trofeus recebidos pelo Projeto Jupiter, agora bicampeão em competição de aeroespacial [Imagem: Reprodução cedida pela equipe]

O Projeto Jupiter, grupo de extensão da USP dedicado à pesquisa e ao desenvolvimento de foguetes experimentais, participou neste mês do Latin American Space Challenge (Lasc), série de eventos de dois dias que fornece estrutura para a maior competição de foguetes experimentais e engenharia de satélites da América Latina. A edição de 2021 contou com a participação de 51 times de 8 países diferentes, sendo mais da metade brasileiros (28 no total). Além disso, Peru, México, Argentina, Colômbia, Turquia, Índia e Paraguai também tiveram representantes.

O projeto que representou a equipe da USP foi o do satélite estilo CubeSat — uma miniatura usada para pesquisas espaciais e comunicações radioamadoras — e o Juno, foguete de propulsão híbrida que atinge uma altura máxima (apogeu) de 3 quilômetros. Foi esse último que garantiu o bicampeonato à USP, na categoria de propulsão híbrida

“A participação foi de grande importância, pois são poucas as competições internacionais que acontecem durante o ano. Embora um evento on-line tenha algumas desvantagens importantes em relação a um evento presencial, há também um ponto muito positivo que é permitir a participação e engajamento de mais membros da equipe, e isso é fundamental para integrar novos membros e unir a equipe como um todo”, conta Bruno Souza Carmo, professor da Poli e supervisor do Projeto Jupiter. 

Comemoração on-line entre os membros do Projeto Jupiter [Imagem: Reprodução cedida pela equipe]
Este foi o segundo ano em que a LASC aconteceu virtualmente. Além da LASC, a equipe participa regularmente da Spaceport America Cup, que acontece todos os anos no estado do Novo México, nos Estados Unidos.

O Projeto Jupiter

O projeto é composto por 115 membros, formado por estudantes de diferentes institutos da USP e coordenado pela Poli. Os estudantes projetam e constroem foguetes para competições de lançamentos de diversas categorias, com o objetivo de contribuir para a difusão e o desenvolvimento da ciência aeroespacial no Brasil.

Tudo começou quando o Programa de Educação Tutorial em Mecânica (PET Mecânica), grupo da Poli, se propôs, em 2014, a desenvolver o primeiro foguete da Escola. Batizado de  Jupiter I, em homenagem ao sistema Jupiterweb da USP, sistema usado pela Universidade, foi lançado nos Estados Unidos em 2015, dando início ao projeto. Depois desse, foram lançados Nabo I, Imperius, Euporia I, Caldene e Callisto. 

“A vitória [no LACS] é muito importante para termos maior credibilidade no ramo e, com isso, alcançarmos novos patrocinadores”, afirma Isabela Maria Mendes Lopes, capitã do Projeto Jupiter e graduanda em Engenharia Mecatrônica na Poli.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*