Novo livro busca despertar interesse sobre emergência climática em alunos de idade escolar

Novos Temas em Emergência Climática para os Ensinos Fundamental e Médio é produto do projeto temático do IEE-USP, o MacroAmb, e busca sensibilizar as crianças através da linguagem

[Imagem: Reprodução/Freepik]

O livro Novos Temas em Emergência Climática para os Ensinos Fundamental e Médio é mais um dos produtos do projeto temático de pesquisa Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista face à Variabilidade Climática (MacroAmb), coordenado pelo professor Pedro Roberto Jacobi, no Instituto de Energia e Ambiente da USP (IEE). De acordo com Jacobi, o livro tem objetivo didático e inspirador para que crianças e adolescentes se interessem pelo tema. 

“A preocupação é justamente a forma de sensibilizar a partir da linguagem”, destaca o professor . Ele também explica que cada texto foi pensado e revisado de modo a garantir a acessibilidade e uniformidade da linguagem. “Não é uma tarefa simples interessar os alunos, principalmente porque hoje há muita dispersão de informações e interesses, mas cabe ao professor sensibilizar isso”, avalia. 

Segundo a pesquisa Reimagining – educação climática e liderança jovem, divulgada pela Plan International em julho de 2021, cerca de 98% dos jovens se preocupam com as mudanças climáticas, porém 86% deles também alegam não receberem informações sobre o tema. Além disso, também afirmam que quando as recebem são genéricas, não-aplicável ou para fora da realidade.

Pesquisa ainda mostra que 73% dos jovens já tomaram iniciativa para combater as mudanças climáticas e que 86% deles também são engajados em difundir a preocupação ambiental [Imagem: Reprodução/ Freepik]
A publicação traz um conjunto de quinze textos nos quais se versam assuntos relacionados à densidade demográfica e migração, populações tradicionais, justiça climática, acordos climáticos internacionais, crise hídrica, moradia, saúde entre outros. 

Pedro Henrique Campello Torres, pós-doutorando em Ciências Ambientais pelo Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, e um dos autores do livro, destaca que existe uma lacuna de materiais didáticos disponíveis ao público amplo sobre os temas e que a obra supre essa demanda “contribuindo para a formação de professores, educadores, ativistas, comunitários, jovens e interessados pelo assunto.

Injustiça ambiental também é tema no livro

O livro traz dados sobre o sexto relatório de análise do Painel Intergovernamental sobre Mudanças do Clima (IPCC) que mostra as mudanças climáticas induzidas pelo homem como responsáveis pelos extremos climáticos e meteorológicos observados em todas as regiões do globo. Outro relatório, da Oxfam, demonstra que enquanto uma pequena parcela de 10% das pessoas mais ricas do mundo é responsável por 52% das emissões de gases de efeito estufa entre 1950 e 2015, os 50% mais pobres da população mundial não acumulam nem 10% das emissões. 

O gráfico mostra, em inglês, o valor acumulativo das emissões da população global nos diferentes níveis econômicos [Imagem: Reprodução/OXFAM MEDIA BRIEFING]
No capítulo “Justiça Climática: Todos Estão Sujeitos aos Mesmos Impactos das Mudanças do Clima?”, Torres questiona as injustiças ambientais e esclarece o quanto são potencializadas pela desigualdade social. Na visão dele, os impactos globais das mudanças climáticas são ainda mais graves para populações vulneráveis, como populações tradicionais e negras em situação de pobreza, e que algumas propostas de adaptação às mudanças climáticas atuais podem agravar ainda mais a desigualdade ambiental, reforçando privilégios. “É preciso, em nosso caso, combater os efeitos das mudanças climáticas e das desigualdades ao mesmo tempo”, analisa.

Você pode conferir esse e outros textos na obra digital aqui.

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