Estudo aponta impacto do aquecimento global nos oceanos

Tese de doutorado evidencia relação entre aquecimento do planeta e mudança na movimentação das correntes marítimas

[Imagem: freepik.com]

O aumento da temperatura global desde meados do século XIX tem impacto em todas as esferas que compõem o planeta. Cada oscilação nas dinâmicas afeta diretamente as formas de vida e, partindo desse princípio, estudar a relação entre o aquecimento dos mares, seus movimentos e os impactos – diretos ou indiretos – na sociedade, é importante não apenas no âmbito científico, como também no social.

As correntes oceânicas dizem respeito ao padrão de movimento dos mares e são uma das responsáveis pela e pela interação em toda a hidrosfera, a porção aquática da Terra. Fatores como a temperatura das águas e o que elas carregam são controlados por essa movimentação.

A pesquisa da pesquisadora Fernanda Marcello no Instituto Oceanográfico da USP se dá em torno desses movimentos, estudando como eles se transformaram ao longo do tempo, possíveis projeções para o futuro próximo e sua relação com as mudanças climáticas. “A atmosfera e o oceano são os fluidos que regem os padrões de tempo e de clima, redistribuindo a energia recebida pelo Sol pela superfície terrestre”, conta  a pesquisadora. Por ser muito mais denso, o oceano acaba sendo o principal regulador do clima, tendo impactos duradouros na vida fora das águas também. Além disso, há uma troca: os movimentos atmosféricos impactam a hidrosfera e vice-versa.

De acordo com Fernanda, 90% de todo o excesso de calor adicionado na Terra desde a revolução industrial foi capturado pelo oceano. Segundo dados do IPCC, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, estima-se que a temperatura média global tenha aumentado em 1,09ºC quando em comparação aos anos antes da Revolução Industrial. Contudo, ela acrescenta que  não é só o aumento da temperatura global que vai determinar o que vai acontecer com os oceanos ou a mudança movimentos marítimos que vai comandar as mudanças climáticas: existem diversos outros fatores que interagem entre si, “além da forçante externa (a influência do ser humano, do sol, de vulcanismos…), existe a interação entre os componentes internos do sistema climático: a atmosfera, o oceano, a litosfera [porção continental do planeta], a criosfera [porção congelada] e a biosfera”, conclui.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*