Estudo aponta que obesidade na infância afeta mais a postura do que atividade física

Crianças e adolescentes em sobrepeso e do sexo feminino apresentaram mais desvios posturais e alterações de coluna

Imagem: Freepik

Os índices de sobrepeso e obesidade infantil cresceram nos últimos anos. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três crianças entre 5 e 9 anos está acima do peso no Brasil. A redução da prática de atividades físicas também preocupa. O aumento da massa corporal e a redução das atividades são aspectos que podem alterar a postura de crianças e adolescentes e predispor dores e outras complicações.

Esse foi o ponto de partida de Sílvia Maria Amado João, professora do Departamento de Fisioterapia Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina (FM) da USP, e Ana Paula Carnevalli de Miranda, orientanda da professora Sílvia. Elas pesquisaram a correlação entre índice de massa corporal (IMC), sexo e prática de atividades físicas com a postura de adolescentes.

Sílvia já havia investigado, em seu laboratório, as alterações posturais a partir do peso e da atividade física isoladamente. Em sua dissertação de mestrado, Ana buscou uma correlação dos três aspectos em conjunto. “A gente decidiu unir todos esses fatores e avaliar o máximo de variáveis possíveis através de vários testes posturais”, explica Ana à Agência Universitária de Notícias.

A expectativa era que a atividade física trouxesse uma alteração postural maior que o IMC, mas a hipótese inicial não foi confirmada. Entretanto, as pesquisadoras afirmam que não é possível dizer que essa correlação não exista, já que ela pode ser avaliada com outros métodos.

“O que o nosso estudo encontrou é que o IMC, o fato de estar em sobrepeso, afeta mais a postura dos adolescentes do que a atividade física”, comenta Ana. Segundo ela, os adolescentes obesos tinham mais alterações de coluna, como aumento da lordose lombar. “A gente também encontrou uma diferença na postura do menino e da menina”, acrescenta.

Uma das explicações para as alterações posturais em obeso é a mudança do centro de massa. A distribuição do peso corporal gera essas alterações para a pessoa manter seu equilíbrio.

A professora Sílvia é coordenadora do Projeto Coluna Feliz, que faz parte do Programa Aprender na Comunidade da Pró-Reitoria de Graduação da USP. O Projeto promove atividades e orientações sobre atividade física, alimentação e bons hábitos posturais.