USP promove seminário sobre Direitos Humanos em Educação Física e Esporte

Núcleo de Direitos Humanos da EEFE-USP organizou a primeira edição do evento

A abertura do Seminário contou com a presença dos organizadores do evento. [Foto: reprodução/YouTube]

Na tarde do dia 8 de março, ocorreu a abertura do Seminário de Direitos Humanos em Educação Física e Esporte. O evento, realizado de maneira virtual, foi organizado pelo Núcleo de Direitos Humanos da Escola de Educação Física e Esportes da USP (NDH-EEFE), com apoio da diretoria do Instituto.

A conferência foi dividida em diferentes seções durante os dias 8 e 17 de março. Constituído por palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos e discussões, o seminário contou com a participação de profissionais atuantes nas questões relativas a Direitos Humanos no esporte e na educação física.

O evento abre espaço para o debate e exposição de pesquisas em diversos segmentos inseridos no recorte de Direitos Humanos. As mesas-redondas estabeleceram como foco discutir esse tema dentro dos ambientes profissionais de educação física e esporte.

Os trabalhos apresentados discorrem sobre diversas perspectivas relativas ao tema geral do seminário. As apresentações foram divididas em seis categorias, sendo elas: acesso à educação, permanência no processo educacional, acesso e proteção para aqueles com deficiências, igualdade de gênero e orientação sexual, igualdade étnico-racial e igualdade e proteção cultural.

Além de promover discussão, o evento também exerceu o papel de gerar um intercâmbio de conhecimento. Pesquisadores que atuam em outras regiões do Brasil e até mesmo em países como Estados Unidos, Austrália e Uruguai estão entre os convidados.

A primeira videoconferência do Seminário introduziu os organizadores para o público. Participaram da apresentação o diretor da EEFE Júlio Cerca Serrão, o vice-diretor do instituto Umberto Cesar Corrêa, o diretor do Núcleo de Direitos Humanos da EEFE Sergio Roberto Silveira, a vice-diretora do NDH-EEFE Andrea Michele Freudenheim e outros membros do Núcleo.

Júlio Cerca Serrão apontou que a igualdade de direitos sempre foi uma bandeira da EEFE e disse que, por isso, a faculdade estava muito feliz em promover um evento como o seminário. O diretor afirmou ainda que o planejamento inicial previa que o Seminário fosse realizado nas instalações da Universidade, porém a pandemia da covid-19 não permitiu o cumprimento do plano. Por outro lado, o diretor manifestou o desejo de ter a EEFE como sede de uma próxima edição do Seminário.

Andrea Michele Freudenheim disse que o Seminário é uma quebra de paradigma. “Temas comuns e importantes na educação física, como acesso à educação, proteção ao deficiente, igualdade de gênero, étnico-racial e religiosa (…) serão pela primeira vez colocados sob o guarda-chuva dos Direitos Humanos em um evento único”, ponderou.

O Presidente do NDH-EEFE Sergio Roberto Silveira, um dos principais responsáveis pela realização do evento, ressaltou a importância de utilizar a interdisciplinaridade para abordar os Direitos Humanos no contexto da educação física e do esporte. Ele também dedicou o Seminário àqueles que continuam a produzir conhecimento científico mesmo durante a pandemia da covid-19. Silveira é um dos pesquisadores que apresentaram trabalhos no congresso. Em conjunto com Freudenheim, ele elaborou um experimento promovendo o acesso à educação física em comunidade carente na cidade de São Paulo.

Apenas pessoas que realizaram inscrição previamente obtiveram acesso às gravações das palestras ao vivo. No entanto, desde o dia 18 de março as apresentações estão abertas ao público em geral, no canal do Núcleo de Direitos Humanos da EEFE no YouTube. Também é possível verificar um resumo por escrito de cada um dos trabalhos divulgados no evento através deste link.