Skincare em alta na pandemia ajuda a prevenir doenças dermatológicas

Para especialista, o skincare é uma etapa fundamental do cuidado com a pele feito em casa para a prevenção de doenças, mas não substitui acompanhamento profissional

[Imagem: Freepik]

Durante a pandemia de covid-19, a necessidade de distanciamento social e o maior tempo em casa popularizaram o chamado skincare. Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), no ano de 2020, os produtos antissinais apresentaram alta de 13,4%, já as máscaras faciais registraram aumento de 27,2% e os cosméticos para a região dos olhos cresceram cerca de 16,9%. 

O impulsionamento das vendas é consequência da busca por uma rotina em meio a um período de instabilidade, além da percepção sobre a importância do cuidado com a pele devido à maior exposição a vídeo-chamadas e à intensificação de alterações cutâneas dermatológicas causadas pelo uso de máscaras. “O uso da máscara fez com que muitas pessoas tivessem alterações de oleosidade na pele, aumento de acne, que inclusive foi denominado maskne, e isso teve que ser cuidado através da rotina de cuidados com a pele”, afirma Tatiana Villas Boas Gabbi, médica dermatologista do Departamento de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

A pele é o órgão mais extenso do organismo e a interface que mais interage com o ambiente externo. Cuidar dessa camada é essencial para evitar diversas doenças. Várias patologias dermatológicas inflamatórias são deflagradas por fatores externos e o uso de cosméticos focados em autocuidado ajudam a prevenir fatores como o envelhecimento da pele, acne, dermatite seborréica, melasma, oleosidade ou ressecamento excessivo. Algumas rotinas com produtos clareadores e antioxidantes vão ajudar outras doenças de pele, como o melasma ou manchas de acne, por exemplo. A dermatite atópica também se beneficia com uma série de cuidados com a pele, como banho rápido e morno e uso de hidratantes, que também são importantes”, afirma a médica.

O skincare é uma etapa fundamental do cuidado com a pele feito em casa, mas não substitui tratamento profissional, uma vez que os procedimentos clínicos visam restituir a beleza perdida com os danos decorrentes de doenças e atendem as especificidades de cada pessoa. Contudo, para atingir resultados satisfatórios é preciso conciliar a rotina de autocuidado e o acompanhamento profissional.

[Imagem: Freepik]
Tatiana acredita que a busca pelo autocuidado pode ser considerada uma tendência da pandemia, porque houve um aumento dessa necessidade e as mídias sociais foram meios de propagação e popularização da temática. O futuro da estética está atrelado à consciência do paciente de que os cuidados feitos em casa são importantes, principalmente, para a prevenção e para evitar buscar ajuda profissional apenas quando as doenças dermatológicas já se manifestaram: “Vários pacientes meus que nunca quiseram fazer um cuidado maior para a pele passaram a me procurar com esse intuito. Prevenir ao invés de deixar tudo acontecer para tentar consertar depois é a grande tendência do futuro da estética”.

A pele saudável consiste em alguns cuidados básicos. A dermatologista informa que a dica primordial é ter uma rotina de cuidados com a pele fundamentada em lavar o rosto duas vezes ao dia com sabonete apropriado para o tipo de pele, antioxidante pela manhã, filtro solar e à noite usufruir de hidratante, gel ou loção indicada pelo dermatologista. Dessa forma, é possível reduzir as linhas de expressão, melhorar o envelhecimento, tratar a acne, o melasma ou alguma outra condição de pele. 

Além disso, Tatiana alerta a importância de evitar dormir de maquiagem, porque os produtos na pele acumulam poluição e sujeira que podem entupir os poros. “Nunca dormir com a pele suja para não entupir os poros. Sempre limpar os produtos que usa para fazer a maquiagem e usar algum tônico demaquilante que seja de boa qualidade. Para pessoas que têm a pele muito sensível, recomendo usar água micelar e depois fazer a limpeza com água e sabonete apropriados para o tipo de pele”, recomenda a médica.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*