Instituto de Química da USP recebe Prêmio Jubileu de Ouro

O prêmio celebra a consolidação do Instituto que antes fazia parte da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras

Foto: Reprodução

O Instituto de Química da Universidade de São Paulo celebrou, em 2020, seu 50° aniversário. O curso de química, por sua vez, completou 85 anos desde sua primeira turma. Para o reitor da USP, Vahan Agopyan, a consolidação do Instituto é um motivo de orgulho para a universidade e um incentivo para a manutenção do ensino de qualidade da instituição.

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras surgiu em 1934 com o intuito de desenvolver cultura de ensino e ambiente de pesquisa de qualidade para a sociedade. Depois de 30 anos, a FFCL precisou se desdobrar em vários outros institutos, entre eles o de Química, em 1969.

O IQ reuniu os cursos do Departamento de Química da FFCL, chamado de “Glete” e as disciplinas ditas fundamentais da área. A formação do instituto representou um salto para a química moderna. Acontecia uma intensa internacionalização com cientistas nos laboratórios em formação. Concomitantemente, formava-se a fila de professores brasileiros com vontade de aumentar seus conhecimentos de mundo no exterior.

Atualmente, o Instituto conta com 126 professores, 190 servidores, 672 alunos de graduação, cerca de 400 alunos de pós-graduação, 96 pós-doutores e cinco pesquisadores colaboradores. Para Tibor Rabóczkay, professor do IQ, em razão das mudanças acontecendo na sociedade e no setor industrial, em nível nacional e global, o instituto deve, nos anos próximos, se reorientar em dois aspectos: aproximar as empresas e maximizar a formação dos alunos com a inclusão de disciplinas que promovam a capacidade de pensar e de se comunicar em vários níveis.