Livro discute os impactos da ação humana no ambiente

A obra aborda questões relacionadas à Ecologia e Botânica, além de suscitar como a sociedade interfere no ecossistema em que vive

Capa da obra — O ser humano e o ambiente (Imagem: Reprodução - Editora Appris)

A parceria entre duas professoras, Ana Lúcia Brandimarte do Departamento de Ecologia e Déborah Santos do Departamento de Botânica, ligadas ao Instituto de Biociências da USP, deu origem ao livro O ser humano e o ambiente. O escrito abre uma reflexão e aponta objetos de atenção para que se entenda a relação que os seres humanos têm com o ambiente em que vivem, além de promover uma reflexão sobre como as atitudes da sociedade afetam diretamente as condições do nosso ecossistema.

A ligação entre as duas autoras surge a partir de uma disciplina interdepartamental do IB-USP chamada Instrumentação para o Ensino de Ciências. Nesta matéria, as duas docentes conheceram-se e aliaram seus campos de atuação para trabalhar com os alunos aspectos relacionados a diferentes áreas da biologia, em conjunto com outros docentes.

A cooperação entre as duas professoras manteve-se e passou por outras disciplinas até surgir a oportunidade de transformar o material didático de uma disciplina em uma obra, que, por sua vez, surgiu de um conjunto de apostilas feitas para os alunos de um curso de Licenciatura em Ciências elaborado no âmbito de uma parceria entre a USP e Univesp.

Motivação do livro

As professoras, em um primeiro momento, não sabiam da relevância daquele material. O ímpeto de uma aluna de outra universidade em procurar a professora Ana Lúcia e pedir os documentos que continham esse conteúdo fez com que as docentes percebessem que havia uma certa demanda para veicular aqueles apontamentos.

Apesar dessa constatação, Ana Lúcia e Déborah comentam que o material em questão é focado para professores de ciências, contendo informações não tão aprofundadas, mas que são muito importantes para o trabalho desses profissionais. Além desse aspecto, o material pode ser classificado como um aparato introdutório a ser utilizado por graduandos que queiram um conteúdo mais brando em relação à profundidade de indagação dos temas.

Conteúdo do livro

Ao apresentar esse aspecto de suplemento a interessados que queiram adquirir um conhecimento amplo e introdutório de diferentes aspectos da temática, as autoras salientam que os conteúdos presentes na obra são fruto de um grande processo de pesquisa e apuração. “A maioria dos temas que trabalhamos no livro não estão diretamente ligados à nossa linha de pesquisa, pois são sínteses de autores que lemos e informações recolhidas para a elaboração da disciplina, ou seja, não há dados nossos nessa coletânea”, explica Brandimarte.

A ocorrência de muitos materiais com um alto grau de complexidade e pesquisa envolvida serem restritos à língua inglesa deu abertura para que as professoras tornassem esses conteúdos mais acessíveis a partir da inclusão desses estudos no livro. Santos salienta que “existe pouco material na área da graduação disponível em português, grande parte da literatura utilizada nas pesquisas de biologia está em inglês. Sendo assim, a estruturação de um conteúdo em português facilita a vida de quem se interessa por esse campo”.

Ao tratar de temas relacionadas à ecologia no livro, Ana Lúcia comenta sobre a interdisciplinaridade presente nessa área. Não se consegue separar as questões biológicas da parte social que está atrelada à temática. Logo, ao tratar do assunto que deu origem ao nome do livro, que está entre seus objetos de estudo, a discussão da relação dos humanos com o espaço em que estão inseridos floresce.

Brandimarte diz que “não há eliminação de impactos ao ambiente sem pensar em distribuição de renda. Isso significa ver meios de tirar as pessoas da pobreza, terem o mínimo em condições de moradia e alimentação antes de trabalhar as questões ambientais”.

Seguindo essa linha de raciocínio, percebe-se que a questão humana também está bem presente no livro. Déborah expõe que para suscitar discussões nessa temática, é necessário pensar antes que “fica muito difícil propor qualquer tipo de mudança no ambiente quando uma pessoa não tem o mínimo de higiene em sua casa, não tem condições mínimas de infraestrutura”.

Natureza, malha urbana e poluição aérea estão presentes na mesma área (Imagem: Paulo Borlina Maia)

Olhar social para o ambiente

As autoras mostram-se bastante atentas em colocar no livro, juntamente com os conceitos biológicos que estão presentes no estudo do meio ambiente, aspectos que discutam a realidade dos indivíduos que estão inseridos nesse espaço. Assim, o impacto e o teor de veracidade nas objeções e constatações feitas na obra tornam-se mais úteis.

O livro abrange, a partir de seus conteúdos, as relações humanas e como essas impactam o ambiente. Através desse ponto de partida, o conteúdo expõe uma preocupação das autoras em suscitar formas da sociedade conviver com um ecossistema mais sustentável e preservado.