Classificação de elementos da dança pode prevenir lesões

Analisar os princípios da dança auxilia melhor entendimento do sistema de atividade motora

(Foto: Freepik)

A dança é uma forma de expressão corporal e tudo que expressamos consciente ou inconscientemente através do movimento é influenciado pelas nossas vivências, educação, sentimentos e estado emocional. Para os cientistas em medicina da dança, o dançarino é reconhecido como um artista-atleta, então traçar as necessidades de saúde e a condição física do dançarino pode ser útil para entender a carreira e garantir o melhor preparo físico possível.

A classificação de sistema de atividade motora de dança é tema da dissertação de Flora Moreira Pitta, orientada pela Profa. Dra. Andreja Paley Picon Soares do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina (Fofito) da USP. O estudo propôs uma classificação psicomotora de seis estilos de dança (balé clássico, dança contemporânea, salão de baile, dança do ventre, urbano e jazz), analisando os elementos que compõem a dança para um melhor entendimento do sistema de prática motora.

Para realizar o estudo, Flora reuniu dois comitês de especialistas — um com dez especialistas da área de saúde com formação ou experiência com dança/esporte e o outro com também dez pesquisadores que tinham conhecimento de pelo menos dois dos estilos escolhidos — e utilizou do método Delphi de validação, que consiste em ouvir a opinião de especialistas e fazer ajustes dos resultados conforme as sugestões deles.

Mais de 350 vídeos foram analisados para a realização da classificação. “Por meio de vídeo, as habilidades eram extraídas e contabilizadas e as que eram mais frequentes foram utilizadas”, explica a pesquisadora.

A lista validada de elementos essenciais consiste em dez elementos motores e dez capacidades físicas essenciais comuns aos estilos analisados. Essa lista é necessária por colaborar com os profissionais de educação física na preparação corporal. “Se o bailarino está dançando uma coreografia em que o giro é predominante, o preparador já tem o conhecimento de quais capacidades serão mais focadas para se obter um resultado mais rápido e assim evitar o excesso de repetição podendo prevenir lesão”, conta Flora.

Já para o campo da saúde, a classificação feita pelo método Delphi ajuda tanto na prevenção de lesões quanto na avaliação de retorno a atividade. Fatores determinantes ao mecanismo da lesão podem ser investigados através das capacidades e habilidades da lista do sistema de atividade motora da dança.

As capacidades mais importantes validadas pelos especialistas foram coordenação, orientação espaço-temporal e força, enquanto as menos importantes reconhecidas foram agilidade, flexibilidade e impulso. Essa classificação para o sistema de atividade motora da dança foi composta por um conjunto de habilidades motoras de dança, elementos e capacidades físicas necessárias para a realização de qualquer estilo. Flora ainda adiciona: “O conhecimento das demandas necessárias para o desenvolvimento e execução de cada habilidade pode colaborar com os profissionais de educação física na preparação corporal específica para cada coreografia”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*